27/03/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS

 


GOVERNADOR DO RS RENUNCIARÁ AO CARGO E PREPARA DIA DO FICO NO PSDB:

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), vai deixar o cargo nesta segunda-feira (28), mas deve permanecer nas fileiras tucanas. Leite prepara o “Dia do Fico” no PSDB em uma estratégia que prevê a possibilidade de um acordo com o MDB e o União Brasil para o lançamento de uma candidatura única à Presidência da República. O impasse para o acerto político ainda é o governador de São Paulo, João Doria, que teve o nome aprovado em prévias do PSDB, em novembro, como candidato do partido à sucessão do presidente Jair Bolsonaro. Aliados de Leite, no entanto, avaliam que, como Doria não cresceu nas pesquisas de intenção de voto até agora, pode sair do páreo para dar lugar a Leite se houver um apelo desses partidos em nome de uma aliança que demonstre unidade.


'LUTA DO BEM CONTRA O MAL' - DIZ BOLSONARO SOBRE ELEIÇÃO:

Neste domingo (27), o presidente Jair Bolsonaro filiou-se oficialmente ao PL, em cerimônia realizada em Brasília, Distrito Federal. Durante seu discurso, o chefe do Executivo deu uma definição das eleições de 2022. Para ele, trata-se de um “luta do bem contra o mal”. – O nosso inimigo não é externo, é interno. Não é luta da esquerda contra a direita. É luta do bem contra o mal – declarou. Bolsonaro também falou sobre as pesquisas de intenção de voto, que constantemente apontam o ex-presidente Lula como “favorito” na corrida presidencial. – Uma pesquisa mentirosa publicada mil vezes não fará o presidente da República – completou.


LUCIANO HULK DIZ QUE TSE RESGATOU O AI-5:

Neste domingo (27), o apresentador Luciano Huck, da TV Globo, criticou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de proibir manifestações políticas durante as apresentações do festival Lollapalooza. Em sua conta do Twitter, ele perguntou se o Brasil voltou para 1968, nos tempos do AI-5. A decisão do TSE atendeu a um pedido do Partido Liberal (PL), que entrou, neste sábado (26), com uma representação na Corte contra o festival de música após artistas como Pabllo Vittar criticarem o atual presidente e exaltarem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal adversário de Bolsonaro nas eleições deste ano.


ENTEADA DE BENEDITA DA SILVA É CONTRATADA PELO TSE:

A atriz Camila Pitanga estrela uma campanha de cunho feminista promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o título Mais Mulheres na Política, a peça fala sobre a chamada violência contra a mulher na política, com denúncias acerca do “menosprezo” à figura feminina ocupando cargos públicos. Pitanga, que é enteada da deputada petista Benedita da Silva, começou a parceria com o TSE em 2020. Na época, o ministro Luís Roberto Barroso, então presidente do Tribunal, disse que a ex-global não cobrou cachê.


CIGARRO ELETRÔNICO MATA, MAS É SENSAÇÃO ENTRE JOVENS:

Nas ruas, portas de escola, bares, tabacarias e festas, eles deixam uma fumaça branca e densa, com cheiro que nada lembra os cigarros comuns. No boca a boca, recebem diversos nomes: vape e pod são os mais comuns. Com venda proibida no Brasil, especialistas alertam para complicações cardiovasculares e pulmonares dos cigarros eletrônicos. Consumidos por jovens, podem ser porta de entrada para o tabagismo e colocar em xeque avanços no combate à dependência química da nicotina. Os dispositivos têm tecnologia simples. Uma bateria permite esquentar o líquido que, em geral, é uma mistura de água, aromatizante alimentar, nicotina, propilenoglicol e glicerina vegetal. Eles aquecem a nicotina em vez da combustão dos cigarros comuns. Na fumaça do tradicional, há alcatrão, que contém produtos químicos potencialmente cancerígenos, e monóxido de carbono, que aumenta a chance de enfarte e dificulta o transporte de oxigênio das células. O aerossol do dispositivo pode conter substâncias nocivas, alertam os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Destacam, também, que é difícil saber quais substâncias o produto contém. Por vezes, no lugar da nicotina, o aparelho é usado para vaporizar outras drogas, como maconha. Alguns, ditos livres de nicotina, apresentaram a substância em análises.

Nenhum comentário: