23/03/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS


ASTEROIDE PODE PERDER PEDAÇOS AO PASSAR PELA TERRA:

Descoberto em 2004 e monitorado desde então, o asteroide Apophis, de 380 metros de diâmetro, passará próximo à Terra no dia 13 de abril de 2029. Em novo estudo, cientistas apontam que a aproximação pode alterar a forma do corpo celeste e desintegrar pedaços de rochas em sua superfície devido à gravidade terrestre. A pesquisa foi conduzida pela Universidade Carlos III de Madrid (UC3M) com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e foi noticiada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência.


ARTHUR DO VAL TIRA 3ª LICENÇA ESTE MÊS:

O deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, decidiu tirar uma nova licença da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ele irá ficar fora da Casa até esta quinta-feira (24) para “tratar de interesse particular”. Com a nova licença, chega a três o número de vezes que o parlamentar afastou do trabalho somente em março. No início do mês, um áudio enviado por Arthur do Val vazou nas redes sociais. Na gravação, o deputado disse que as mulheres ucranianas eram “fáceis” por serem “pobres”. A gravação causou uma chuva de críticas e gerou a abertura de um processo no Conselho de Ética da Alesp.


MOURÃO DEFENDE MINISTRO DA EDUCAÇÃO, MAS PEDE EXPLCAÇÕES:

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) chamou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, de “pessoa honesta” e declarou que não vê problemas em o líder da Esplanada seguir no governo. Por outro lado, o general disse aguardar esclarecimentos sobre as suspeitas de irregularidades. – Não tenho mais detalhes para emitir qualquer opinião. A visão que tenho do trabalho do ministro Milton é que é pessoa honesta, tem honestidade de propósitos, é uma pessoa extremamente educada, cautelosa nas coisas. Então, acho que tem que esclarecer melhor essa situação para chegar à conclusão do que realmente ocorreu, e se realmente houve algo que não seja realizado dentro dos princípios da administração pública – declarou o vice-presidente a jornalistas nesta quarta-feira, na chegada ao Palácio do Planalto.


ANP ACOMPANHARÁ DIARIAMENTE ESTOQUES DE COMBUSTÍVEIS:

A Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) anunciou na terça-feira (22) que passará a acompanhar diariamente os estoques de combustíveis no Brasil, medida que chamou de “sobreaviso no abastecimento”. Desta forma, os agentes econômicos em território nacional precisarão informar diariamente os estoques que possuem e as importações realizadas. Segundo a ANP, até o momento, o abastecimento está regular em todo o país, e o sobreaviso busca “somente permitir que esse acompanhamento dos estoques e das importações de produtores e distribuidores seja intensificado”. O comunicado com o anúncio de sobreaviso determina que as informações sobre estoques e importações sejam enviadas até às 12h de cada dia, e engloba gasolina A, óleo diesel A S 10, óleo diesel A S 500, querosene de aviação (QAV) e gás liquefeito de petróleo (GLP).


PGR DECIDE PEDIR AO STF ABERTURA DE INQUÉRITO CONTRA MINISTRO:

O procurador-geral da República, Augusto Aras, decidiu pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (23) a abertura de um inquérito para apurar se o ministro da Educação, Milton Ribeiro, negociou a liberação de verbas para prefeituras indicadas por 2 pastores. Em aúdios divulgados pelo jornal Folha de S.Paulo, Ribeiro disse que sua prioridade “é atender 1º os municípios que mais precisam e, em 2º, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, e que isso “foi um pedido especial que o presidente da República [Jair Bolsonaro (PL)]” fez a ele. O pastor citado é Gilmar dos Santos, líder do Ministério Cristo para Todos, uma das igrejas evangélicas da Assembleia de Deus em Goiânia (GO). A declaração foi durante uma reunião no MEC (Ministério da Educação) com prefeitos, líderes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. Depois da divulgação dos áudios, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que o presidente Jair Bolsonaro “não pediu atendimento preferencial a ninguém”. Segundo ele, Bolsonaro só solicitou que o ministro recebesse todos que procurassem o MEC.

Nenhum comentário: