17/03/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS


ADVOGADOS DE ARTHUR DO VAL MONTAM DEFESA:
Em documento que a CNN teve acesso, a defesa do deputado de Arthur do Val diz que os áudios de teor sexista sobre mulheres da Ucrânia não podem ser considerados provas porque foram divulgados sem consentimento do parlamentar a partir de um grupo restrito de WhatsApp. Neste ponto, a defesa cita o ex-juiz e pré-candidato à Presidência, Sergio Moro, fazendo referência ao livro “Contra o Sistema da Corrupção”, de autoria do presidenciável. Na defesa, os advogados do deputado consideram um plano B. Caso os áudios sejam considerados provas lícitas, o entendimento deverá ser de que foram gravados fora do Brasil, portanto não seria competência de tribunais nacionais julgar o assunto. “Os áudios privados foram gravados na Eslováquia, país europeu que faz fronteira com a Ucrânia, e enviados logo em seguida para um grupo privado de amigos do acusado”, afirma.

RAIO ATINGE E DESTROI TORRE DA IGREJA MATRIZ NO INTERIOR DO RN:
Um raio atingiu e destruiu parte da torre da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em São Rafael, na região do Vale do Açu potiguar, na tarde desta quinta-feira (17). Havia uma zeladora no local, mas ela não ficou ferida. A Igreja Católica fica localizada na Avenida José Pedro de Azevedo, no centro da cidade. O fato aconteceu durante uma forte chuva que caiu na cidade. Com a queda de uma parte da torre, outra parte da estrutura também ficou comprometida. A cruz em cima da torre foi atingida e estilhaços caíram no meio da rua. Segundo o pároco Anderson Madson, uma vistoria já foi realizada no local e a estrutura não corre risco de desabar. O raio atingiu atingiu o para-raio da igreja. O raio caiu por volta das 15h.

ALTA DO DIESEL AFETA CONTA DE LUZ:
O efeito da alta dos combustíveis não vai se restringir às bombas dos postos de gasolina ou às prateleiras dos supermercados, inflacionadas com o custo do transporte. A conta de luz também vai subir. O governo e órgãos do setor elétrico ainda fazem as contas, uma equação complicada em função da volatilidade diária que domina os preços dentro e fora do Brasil, mas o fato é que o preço do óleo diesel subiu, e esse repasse é inevitável para bancar as operações de usinas térmicas movidas pelo combustível. Seja qual for o motivo de acionamento das usinas a óleo, quem paga mais essa conta é o consumidor. Cada centavo gasto por essas térmicas é bancado por um encargo embutido na conta de luz, a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). No fim do ano passado, já se previa que as despesas com o encargo subiriam 21% neste ano, chegando a R$ 10,3 bilhões, justamente em função do aumento dos preços dos combustíveis. Agora, em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia e das dificuldades de se prever os impactos nos preços dos combustíveis, não se sabe exatamente onde isso vai parar.

GIRÃO CRITICA CONSÓRCIO NORDESTE POR SER CONTRA ICMS ÚNICO: 
Após criticar o Consórcio Nordeste por ter entrado na justiça contra o ICMS único sobre os combustíveis, o deputado federal General Girão Monteiro ‘ressuscitou’ o caso dos respiradores e questionou no seu perfil no Instagram: “Assim como no caso dos respiradores, esses governadores estão pensando no bolso de quem? Do contribuinte, do necessitado por respirador e do consumidor de combustível que não é. Como previsto, irão utilizar a extensão dos seus partidos na seara jurídica, o STF”. O post foi bem comentado por seguidores do deputado, entre eles, o cantor Zezo Potiguar, que aproveitou a ocasião para apimentar o questionamento inicial: “Afinal de contas, Qual a finalidade desse tal consórcio nordeste ??? Lascar com a vida do cidadão ??? Não tem quem bote essa turma na cadeia ??? Ou estão protegidos pelos Deuses togados também ???”

CONTROLADOR GERAL DO ESTADO SERÁ CANDIDATO A DEPUTADO: 
O controlador-geral do Estado, Pedro Lopes, é o novo auxiliar de Fátima Bezerra (PT) anunciado como pré-candidato nas eleições deste ano. Em post no Instagram, Pedro Lopes comunicou aos seus seguidores que vai disputar o cargo de deputado estadual pelo PT - ele ainda não é filiado. Antes dele, o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, também será candidato pelo PT, mas ao cargo de deputado federal.

Nenhum comentário: