15/03/2022

'NÃO AJUDOU NADA' - DIZEM BRASILEIROS NA UCRÃNIA SOBRE O TARADO ARTHUR DO VAL (MAMÃE FALEI)

Brasileiros na Ucrânia refutam Arthur do Val: ‘Não ajudou nada’

O deputado estadual Arthur do Val foi desmentido por brasileiros que estão na Ucrânia, quanto à solidariedade que ele teria prestado no país. Neste domingo (13), o líder do MBL disse em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record TV, que auxiliou cinco jogadores brasileiros a retornarem para casa.

– Fizemos entrevistas, ajudamos a cinco brasileiros, jogadores, a encontrarem o caminho para casa – disse o deputado, que também é conhecido como Mamãe Falei.

Victor Adame, um dos jogadores, refuta as declarações de Arthur do Val e afirma que o parlamentar “não ajudou em nada”. João Paulo Araújo, economista que mora na Eslováquia e recebeu os cinco jogadores em sua casa após eles cruzarem a fronteira da Ucrânia, também contradiz o deputado.

– Eu que, de certo modo, cuidei um pouco dessa volta deles para casa, conversei com algumas pessoas, tudo mais […] O auxílio do Arthur, do MBL, ou de qualquer pessoa ligada a eles no retorno dos meninos ou enquanto os meninos estiveram aqui foi zero. Nada. Não teve uma janta, um almoço, café. Muito menos passagem – declarou João.

O jogador Victor reforçou que ele e os demais atletas do grupo conseguiram apoio do consulado brasileiro, que colocaram funcionários na estação de trem em Lviv e levaram comida e carregadores portáteis para os celulares.

João lembrou que foi localizado pelo MBL por intermédio de outro brasileiro. Os líderes do movimento pediram para fazer uma entrevista com os jogadores, que foi publicada no canal de Arthur do Val no YouTube. Ainda de acordo com o economista brasileiro, ele encontrou passagens para os jovens que custavam 600 euros cada, o equivalente a cerca de R$ 20 mil no total. Os jogadores esperavam que o Itamaraty arcasse com o retorno ao Brasil, o que não aconteceu.

O MBL afirma ter arrecadado via financiamento coletivo mais de R$ 200 mil. Entretanto, Victor Adame afirma que o único contato que os líderes do MBL tiveram com o grupo foi a entrevista, mas nenhuma ajuda concreta.

– Ele foi no apartamento, gravou um vídeo conosco, desligou a câmera e foi embora, foram 20 minutos de vídeo e 10 montando os equipamentos e nada mais – contou.

Arthur do Val disse que não poderia ajudá-los com a “influência” de um parlamentar, pois ele foi à Ucrânia por conta própria, na condição de cidadão.

Victor Adame, Luan Martins, Joanderson Normandes, Gabriel Patreze e Wendell Ramos Vovchansk são atletas do clube de futebol ucraniano Vovchansk.

pleno.news

Nenhum comentário: