29/03/2022

GOVERNADOR DO RS RENUNCIA AO CARGO

Eduardo Leite renuncia ao Governo do Rio Grande do Sul

"Vou renunciar ao poder para não renunciar à política." Assim o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou, nesta segunda-feira (28), que deixará a gestão gaúcha para se dedicar às eleições de 2022. Em um vídeo divulgado durante entrevista coletiva no Palácio Piratini, sede do Poder Executivo do RS, Leite confirmou que ficará no PSDB, mas não cravou em qual candidatura pretende se empenhar.

Afirmando que a lei eleitoral determina a abdicação do cargo para concorrer, Leite disse que a decisão foi fruto de muita conversa com diferentes lideranças políticas e setores da sociedade. O ainda governador disse estar convicto da medida, que traz "disponibilidade e liberdade" para realizar as movimentações eleitorais "em qualquer direção necessária, no Brasil ou no Rio Grande do Sul".

Além de anunciar a renúncia, Leite disse que a data de hoje marca o "dia do fico", confirmando que não vai se filiar ao PSD, embora o partido lhe tenha dado carta branca para concorrer à Presidência da República pela legenda. "O PSDB é importante na minha vida e na vida do meu país. Nós temos identificação na forma de enxergar a política e o Brasil, ainda que com diferenças normais, como em qualquer relação saudável."

Leite afirmou que a carta em que lideranças tucanas pedem a ele que permaneça no partido o sensibilizou. A decisão ainda foi influenciada pelos pais do governador, "dois tucanos de longa data", como definiu o próprio político.

A transferência oficial do cargo para o vice-governador Ranolfo Vieira, no entanto, só deve ocorrer na quinta-feira (31). Ao lado de Vieira, o ainda governador disse estar "absolutamente tranquilo" em passar a liderança para o vice. "O jogo continua sob a condução desse novo comandante."

Com informações do r7

Nenhum comentário: