25/02/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS

 


O CASAMENTO DE BOLSONARO COM PAULO GUEDES: O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta sexta-feira (25), que seu “casamento” com o ministro da Economia, Paulo Guedes, é “indissolúvel” e que “não existe divórcio”. A declaração ocorreu durante cerimônia de lançamento do novo modelo regulatório do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), autarquia vinculada ao Ministério da Economia.

GOVERNO REDUZ IPI EM ATÉ 25%: O governo federal publicou nesta sexta-feira (25) decreto que altera a tabela do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). De acordo com o decreto, a alíquota pode ser reduzida até 25%. O tributo incide sobre a atividade industrial e é uma tentativa do governo federal de estimular a economia. O corte não é válido para a indústria de tabaco. A redução do IPI em 25% deve beneficiar mais de 300 mil empresas, sobretudo a indústria de transformação. O impacto da medida é de R$ 20 bilhões. Do valor total, metade deve ficar a cargo do governo federal e, a outra metade, de gestões estaduais.

CHINA TROCARÁ EMBAIXADOR A PEDIDO DE BOLSONARO: A China deve substituir seu embaixador no Brasil nas próximas semanas. Yang Wanming ocupa o cargo desde o final de 2018 e deixará a função em março. A troca de diplomata era um desejo antigo do presidente Jair Bolsonaro. O chefe do Planalto já havia pedido a mudança pelo menos duas vezes em 2020, após Wanming protagonizar atritos publicamente com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) nas redes sociais.

EUA EXIGE RETIRADA DAS TROPAS RUSSAS DA UCRÂNIA: Em meio à crescente violência no Leste Europeu, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ned Price, afirmou que os Estados Unidos exigem a retirada imediata das tropas russas da Ucrânia. Em pronunciamento nesta sexta-feira (25), Price fez alertas para o presidente russo, Vladimir Putin. Segundo o porta-voz, o chefe do Kremlin “está ameaçando regras que garantem a ordem mundial”.

UNIÃO EUROPEIA CONGELA BENS DE PUTIN E MINISTRO: A União Europeia concordou nesta sexta-feira (25) em congelar quaisquer bens europeus do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e de seu ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, enquanto o líder da Ucrânia pedia ações mais rápidas e contundentes para punir a invasão russa de seu país. – O presidente Putin e o ministro das Relações Exteriores Lavrov estão na lista de pessoas sancionadas – disse o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, ao fim de uma reunião de emergência dos chanceleres europeus para definir em detalhes as novas sanções contra a Rússia.

BNB ENCERRA 2021 COM LUCRO DE R$ 1,62 BILHÃO: O valor representa aumento de 59% em relação no ano anterior. O resultado acompanhou o índice de eficiência operacional, que ficou em 53,1%, o que significa evolução de 9,9 pontos percentuais em relação a dezembro de 2020. “Estamos demonstrando a nossa capacidade de expandir resultados com custos administrativos relativamente menores”, afirma o presidente do BNB, José Gomes da Costa.

Nenhum comentário: