21/02/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS


BOLSONARO QUE O FILHO 02 NO COMANDO DAS REDES SOCIAIS: O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem manifestado resistência à possibilidade de nomear um marqueteiro oficial para a corrida eleitoral de 2022. Pelo menos três nomes foram cotados e apresentados ao pré-candidato à reeleição, mas descartados provisoriamente. A relutância tem motivo: dar protagonismo ao filho "02", Carlos Bolsonaro, sobretudo na condução das redes sociais. Bolsonaro diz ter total confiança na atuação do vereador carioca pelo Republicanos, acostumado a gerenciar as mídias digitais do pai desde a campanha em 2018. Caberia a Carlos a formulação de estratégias, linguagens e, sobretudo, os alvos em potencial —como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-juiz Sergio Moro, que deve concorrer pelo Podemos. Além do Twitter e do Facebook, os dois canais preferenciais, Bolsonaro aposta alto no compartilhamento de conteúdo via Telegram.


PUTIN TORNA REGIÕES INDEPENDENTES PARA ABRIR ESPAÇO PARA ATAQUE: O presidente russo Vladimir Putin assinou hoje (21) decreto que reconhece duas regiões do leste da Ucrânia como independentes. Com a medida, Donetsk e Luhansk não serão mais reconhecidas como território ucraniano, o que abre espaço para a livre movimentação de tropas russas em direção à capital ucraniana, Kiev. Em discurso, Putin afirmou que o governo ucraniano não cumpriu promessas de cessar-fogo. “Preciso tomar uma decisão que já deveria ter tomado: reconhecer a independência”, disse Putin em rede nacional, segundo informa a agência pública de notícias de Portugal RTP.


EUA E UNIÃO EUROPEIA ANUNCIAM SANÇÕES A RÚSSIA: A presidente da Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, anunciou nesta segunda-feira que o bloco europeu vai reagir com sanções contra a Rússia após a decisão do presidente Vladimir Putin de reconhecer a independência das regiões separatistas pró-Moscou na Ucrânia. Já os EUA anunciaram que vão impor sanções contra as áreas separatistas, alertando que mais medidas punitivas podem ser impostas, se necessário. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Biden publicará uma ordem executiva para “proibir novos investimentos, comércio e financiamento por parte de americanos de, para ou nas regiões” pró-russas de Donetsk e Lugansk. Para o bloco europeu, a decisão russa é uma “flagrante violação do direito internacional”.


RN VOLTARÁ A COBRAR ICMS SOBRE PRODUTOS VENDIDOS PELA INTERNET: Por conta de uma decisão do Superior Tribunal Federal (STF), desde o ano passado o Rio Grande do Norte deixou de cobrar o imposto sobre produtos (ICMS) que são vendidos pela internet oriundos de outros estados para consumidores locais. Esse imposto pode voltar a ser cobrado após uma lei federal publicada em janeiro deste ano, que o regulamentou novamente. Apesar disso, o RN só vai voltar a cobrar esse ICMS dos produtos interestaduais em abril, segundo a Secretaria de Tributação.


LANÇADA OFICIALMENTE REDE SOCIAL DE DONALD TRUMP: Após meses de planejamento e desenvolvimento, foi lançada nesta segunda-feira (21) a Truth Social, rede social criada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que já conta com um site e com um aplicativo disponibilizado para usuários de iPhone na App Store da Apple. A rede social é uma promessa do republicano desde que ele foi banido permanentemente do Twitter. A plataforma alegou que o ex-presidente divulgou fake news e incitou seus seguidores a invadir o Capitólio, em janeiro de 2021. Na ocasião, os congressistas confirmavam a vitória do então candidato Joe Biden nas eleições presidenciais.

Nenhum comentário: