22/02/2022

POLICIAIS EXPULSAM EQUIPE DA TV GLOBO DURANTE MANIFESTAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA EM MG

Equipe da TV Globo é ameaçada durante manifestação de policiais em MG

Uma equipe da TV Globo Minas se preparava para cobrir a manifestação das forças de segurança de Minas Gerais para reajuste salarial, ocorrida ontem em Belo Horizonte, quando sofreu diversas ameaças e intimidações enquanto o repórter cinematográfico e o jornalista André Junqueira deixavam o local.

Em vídeo publicado no Twitter (clique aqui para ver), é possível escutar diversos insultos direcionados a Junqueira: "Sai daqui filho da p***", "Filma o [governador Romeu] Zema lá", "Vai filmar a casa do c******", foram alguns deles presentes na filmagem de pouco mais de um minuto.

André Junqueira se vira para um manifestante que estava gravando a cena e pede: "Não deixa acontecer isso não, vocês são policiais".

"Aqui é manifestação de polícia, não tem bandido no nosso meio não", responde uma mulher antes de outra pessoa começar a falar.

Um homem ainda pergunta a André Junqueira o que a equipe estava fazendo no local e, antes de André terminar de responder que estava cobrindo a manifestação, ele já responde com grosseria:

"Não, não. Não veio cobrir nada não. Processa todo mundo então que está fazendo isso. Nós também estamos trabalhando", diz profissional de segurança que estava na manifestação.

"Nós é que damos a segurança para vocês. Na hora que você sofre um acidente, nós que vamos resgatar você", continua ele enquanto Junqueira é filmado.

Há uma sobreposição de vozes na gravação e uma pessoa pergunta novamente o que a equipe estaria fazendo ali. Não dá para escutar se é André Junqueira ou o repórter cinematográfico, ou mesmo algum outro manifestante.

Uma voz masculina responde: "Fazer merd*. A Globo só faz merd*. A Globo só faz merd*. Se não fosse manipuladora, não teria nada disso. Aqui não. Fora, fora, fora", fala o homem aos berros em direção à equipe da TV Globo Minas.

Parte das filmagens foi compartilhada no Twitter por Afonso Borges, jornalista e colunista do Jornal O Globo, que prestou solidariedade ao colega do Grupo Globo:

"Meu irrestrito apoio e solidariedade ao colega jornalista André Junqueira pelas hostilidades e violência que integrantes da Polícia Militar de MG e Bombeiros de MG praticaram contra ele, hoje".

A jornalista Malu Gaspar, que também é colunista d'O Globo, comentou ao compartilhar o post de Borges, a bruta retaliação sofrida por Junqueira, que apenas tentava cumprir seu trabalho jornalístico: "Toda a solidariedade ao André Junqueira, que só tentava fazer o seu trabalho".

Nota de repúdio

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e o SJPMG (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais) divulgaram nota e também manifestaram repúdio "às violências verbais e ameaças praticadas por policiais militares e civis e por bombeiros contra uma equipe da Rede Globo, durante manifestação das categorias".

"As entidades prestam solidariedade ao jornalista e ao repórter cinematográfico, que tentavam cobrir a manifestação quando foram ofendidos, ameaçados e perseguidos, até serem expulsos por um grupo de manifestantes. É necessário que as autoridades tomem providências para garantir a liberdade de imprensa", complementa a nota.

No Brasil, são proibidas greves de militares e demais agentes de segurança. Ontem, as forças de segurança mineiras aprovaram greve. Por isso, eles deverão manter um contingente trabalhando durante o período de paralisação.

UOL

Nenhum comentário: