28/02/2022

ARMAMENTO NUCLEAR DA RÚSSIA - SAIBA QUAL É O TAMANHO

Saiba qual é o tamanho do atual armamento nuclear da Rússia

A declaração feita pelo presidente russo Vladimir Putin sobre a imposição de alerta grave para as equipes que operam as armas nucleares do país colocou o mundo em atenção neste domingo (27). O motivo está no fato de que os russos são atualmente aqueles que possuem a maior quantidade de armas nucleares em todo o planeta.

De acordo com estatísticas divulgadas no anuário de 2021 do Instituto Internacional da Paz de Estocolmo (SIPRI), a Rússia possuía mais de 6,2 mil ogivas nucleares na ocasião, número que é aproximadamente 13% maior que o do segundo colocado, os Estados Unidos, que contava com 5,5 mil ogivas até então, de acordo com o SIPRI.

De acordo com o instituto, Rússia e os EUA juntos possuem mais de 90% das armas nucleares globais e ambos têm programas extensos e caros em andamento para substituir e modernizar suas ogivas nucleares, sistemas de lançamento de mísseis e aeronaves e instalações de produção.

Em janeiro de 2021, segundo o anuário, a Rússia possuía um estoque de aproximadamente 4.495 ogivas nucleares, enquanto outras 1.760 estavam aposentadas e aguardavam desmonte. Dentre as quase 4,5 mil ogivas, 2.585 eram estratégicas ofensivas, sendo 1.625 implantadas em mísseis balísticos terrestres, marítimos e em bombardeiros.

Na ocasião, a Rússia também possuía aproximadamente 1.910 ogivas nucleares não estratégicas, o que representava um pequeno aumento em comparação com a estimativa feita em janeiro de 2020, em grande parte devido ao uso de armas não estratégicas, ou seja, não ofensivas, pela Marinha Russa.

Nenhum comentário: