10/01/2022

LIGEIRINHAS

 

VERBA: Reportagem do Estadão mostra que o empresário Léo Moura, ex-jogador do Flamengo, se tornou campeão de recursos recebidos da Secretaria Especial do Esporte com uma entidade que promove treinamento de futebol para crianças. No total, foram liberados R$ 41,6 milhões nos últimos dois anos para a ONG que leva o nome do atleta.

ALERTA: A cidade de Pará de Minas (MG) está em atenção. Na noite deste domingo (09), foi emitido um alerta para o risco de rompimento da barragem da Usina do Carioca. Essas barragens são tragédias pré-anunciadas e as autoridades brasileiras só se manifestam quando o pior acontece. Vão TNC!

VÍRUS: O Centrão bolsonarista está se lixando para o aumento do número de casos de Covid. “Os argumentos convergem para algo na linha ‘a pandemia é um desgaste antigo, já precificado eleitoralmente’”, diz o Estadão. “Ganha força entre políticos a ideia de que Ômicron é uma variante menos letal e uma espécie de ‘mal necessário’ para o fim do pesadelo”.

TRAGÉDIA: A polícia americana investiga se o aquecedor elétrico teria sido a causa do incêndio em um prédio no Bronx, em Nova York. Dezenove pessoas morreram, entre elas nove crianças, e mais de 60 ficaram feridas.

COVID: A Ômicron fez o número de casos de Covid-19 disparar em muitos países. Nos Estados Unidos, a variante é responsável por mais de 95% dos novos casos. Essa pandemia está vários lugares do mundo, mas só no Brasil que cobram do governo a salvação.

INDENIZAÇÃO: Neste domingo (09), em entrevista à CNN Brasil, o governador de Minas Gerais (MG), Romeu Zema, afirmou que as vítimas da tragédia em capitólio podem ter direito “a alguma reparação”. De acordo com ele, no entanto, ainda há uma série “de interrogações ainda a responder”.

FECHOU: Um dia após a tragédia no Lago de Furnas, o prefeito de Capitólio (MG), Cristiano Geraldo da Silva (Progressista), anunciou neste domingo (09) a suspensão do turismo aquático na cidade. O gestor municipal afirmou que as entradas dos cânions e o local conhecido como Cascatinha estão fechados até que a Defesa Civil emita um parecer técnico sobre as condições do local.

APOIO: Em entrevista à Tribuna do norte, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, reafirmou apoio a Rogério Marinho em eventual candidatura ao Senado Federal. De acordo com o prefeito, Marinho, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, tem liberado recursos que tem viabilizado obras importantes para a capital.

CANCELOU: A Latam Airlines comunicou o cancelamento de 47 voos domésticos e internacionais que estavam programados para até 16 de janeiro. O aumento de casos de Covid-19 e influenza influenciou a decisão da empresa. Dentro os cancelamentos, três voos tinha como destino ou partida o aeroporto do São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

VACINA: O estudo clínico de fase 1 da vacina nacional contra Clovid começará nesta semana, com a aplicação da primeira dose nesta quinta-feira (13) em Salvador (BA). O imunizante RNA MCTI CIMATEC HDT é baseado em uma tecnologia de RNA replicon autoamplificante, capaz de codificar a proteína spike do coronavírus causador da Covid-19.

CPI's: No retorno do recesso legislativo, deputados e senadores de partidos como o PT, Rede, Cidadania, PDT e PSB pretendem coletar assinaturas para tentar se instaurar duas investigações distintas: uma na Câmara e outra no Senado. A da Câmara seria especificamente sobre o apagão de dados no Ministério da Saúde e a do Senado para se apurar o boicote à vacinação infantil.

Nenhum comentário: