31/12/2021

VACINAÇÃO DE CRIANÇAS TEM PEDIDO DO PT NEGADO PELO STF

Lewandowski nega pedido do PT sobre vacinação de crianças

Petistas queriam que Bolsonaro se explicasse sobre exigência de prescrição médica para a imunização do público infantil

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido do PT para que o governo federal prestasse explicações sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19.

Por meio do Ministério da Saúde, o governo ainda não autorizou o início da vacinação infantil, o que deve acontecer, segundo a pasta, a partir do dia 5 de janeiro, quando termina a consulta pública realizada pela internet. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a dizer que seria exigida uma prescrição médica para que crianças de 5 a 11 anos de idade recebam a vacina.

O ministro Lewandowski negou o pedido dos petistas por já ter tomado uma decisão semelhante em outro pedido, feito pela Rede Sustentabilidade. A legenda pede que o Ministério da Saúde “disponibilize, de forma imediata e em consonância com as recomendações técnicas da Anvisa, vacinas contra a covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos, independentemente de prescrição médica ou de qualquer outro obstáculo imposto pelo governo ao direito à saúde e à vida.”

Na última sexta-feira (24), Lewandowski determinou que o Ministério da Saúde esclareça a ideia de exigir que seja apresentada a prescrição médica.

“Assim, verifico que o pedido já havia sido parcialmente contemplado por determinação anterior minha”, afirma Lewandowski ao negar o requerimento do PT.

No primeiro pedido, a Rede Sustentabilidade argumenta que a proposta do governo “demonstra que o ministro da Saúde imagina viver quase que numa bolha elitista, em que cada criança consegue agendar uma consulta médica”.

Nenhum comentário: