30/12/2021

TENSÃO NA UCRÂNIA SERÁ 'DISCUTIDA' POR BIDEN E PUTIN POR TELEFONE

Biden e Putin conversarão por telefone sobre tensão na Ucrânia

Biden, que falará com Putin de sua casa em Delaware, se dirá disposto a empreender "uma via diplomática", mas os Estados Unidos, que seguem "profundamente preocupados" com a presença de tropas na fronteira com a Ucrânia, também estão "preparados para responder" em caso de invasão, afirmou um alto funcionário da Casa Branca.

Washington "gostaria que as tropas voltassem às suas áreas de treinamento habituais", disse essa fonte.

O telefonema entre os chefes de Estado acontecerá duas semanas antes das negociações entre os dois países, marcadas para 10 de janeiro, sobre os tratados de controle de armas nucleares e a situação na fronteira russo-ucraniana, em que o Ocidente acusa Moscou de concentrar tropas para um possível ataque.

O governo Biden continua realizando "ampla diplomacia com nossos aliados e parceiros europeus, consultando e coordenando uma abordagem comum em resposta à concentração militar da Rússia na fronteira com a Ucrânia", disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Emily Horne, em um comunicado.

Na quarta-feira (29), o secretário de Estado americano, Antony Blinken, se reuniu com o presidente ucraniano, Volodimir Zel

Nenhum comentário: