27/12/2021

QUARTA DOSE DA VACINA CONTRA COVID - ISRAEL INICIA ESTUDOS SOBRE EFEITO

Israel inicia estudo sobre efeitos da quarta dose da vacina contra Covid

O hospital Sheba de Israel começou nesta segunda-feira (27) a aplicar uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer em seis mil pessoas, incluindo 150 profissionais da saúde. A ação faz parte de um estudo clínico inédito que pretende verificar a eficácia e a necessidade de mais um reforço do imunizante para controlar a infeccção pelo Sars-CoV-2 e suas variantes.

O país relatou 1.118 casos confirmados da Ômicron, de rápida disseminação, com o número de pessoas infectadas dobrando a cada dois dias.

Um painel de especialistas do Ministério da Saúde local recomendou a aplicação de uma quarta dose da Pfizer nos israelenses com 60 anos ou mais que receberam uma injeção de reforço há pelo menos quatro meses.

Mas Nachman Ash, diretor-geral do ministério, ainda não aprovou mais um reforço porque está acontecendo um debate público para checar se há informações científicas suficientes disponíveis para justificar um novo impulso de reforço.

De acordo com jornais israelenses, Ash deve tomar uma decisão ainda nesta semana. A imprensa também diz que Naftali Bennett, primeiro-ministro, pretendia começar a aplicação das doses adicionais o mais rápido possível, mas reconheceu que o diretor-geral do ministério tem a palavra final sobre o assunto.

O hospital não disse quanto tempo vão durar os exames. "Vamos examinar o efeito da quarta dose sobre o nível de anticorpos e morbidade e avaliar sua segurança", disse Gili Regev-Yochay, diretor do estudo, segundo a agência. "Vamos entender se vale a pena administrar um quarto tiro e a quem."

Os 150 profissionais da área médica de Sheba que participarão do teste receberam injeções de reforço até 20 de agosto.

Nenhum comentário: