12/12/2021

POÇO MAIS PROFUNDO DA HISTÓRIA DO BRASIL TEM PERFURAÇÃO CONCLUÍDA PELA PETROBRAS

Petrobras conclui perfuração do poço mais profundo da história do Brasil

Por uma diferença de apenas 70 metros, o Brasil tem o novo poço mais profundo de sua história. A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (10), o fim da perfuração do primeiro poço exploratório do bloco ES-M-669.

Ele alcançou 7.700 metros de profundidade e fica no pré-sal da Bacia do Espírito Santo. Até então, o mais profundo era o Parati, descoberto em 2005, na Bacia de Santos, a 7.630 metros.

Para tratar da profundidade do poço, a empresa disse que ele é 1,3 vezes maior que o Monte Kilimanjaro, a montanha mais alta da África, localizada na Tanzânia.

O poço exploratório não é destinado à extração de óleo. O objetivo é conhecer as características geológicas das rochas perfuradas, as presenças de reservatórios de petróleo e gás e as pressões nelas existentes. Isso é considerado fundamental para a companhia porque o poço Monai fica em uma nova fronteira exploratória, e essas informações serão importantes para outros blocos e áreas da bacia.

O novo poço, localizado a 145 quilômetros da costa, fez com que a Petrobras batesse uma série de recordes exploratórios. A estatal precisou superar a maior camada de sal já perfurada no território nacional, com 4.850 metros: o equivalente a seis vezes a altura do Burj Khalifa, no Qatar, considerado o prédio mais alto do mundo. A espessura média usual é algo até 2,2 mil metros, na Bacia de Santos, que concentra a maior parte das reservas.

O bloco ES-M-669 foi adquirido pela empresa em 2013, na 11ª Rodada de Concessões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na unidade, a estatal é operadora com 40% de participação em um consórcio que conta com as participações da Equinor (35%) e Total (25%).

CNN.

Nenhum comentário: