07/12/2021

OPINIÃO DO LEITOR



ATENDIMENTO PÚBLICO

Por: Carlos Supla.


Ontem (06/12) pela manhã, renovei a minha CNH na central do cidadão de Ceará Mirim. Confesso que fiquei surpreso com o atendimento a mim posto, pelos seus funcionários. Parabéns aos profissionais daquela instituição.

Quando terminei, não passei mais de 20 minutos, veio o pensamento das coisas públicas. Das gestões, da competência e do espírito público. Das coisas públicas.

De volta pra casa no meu carro, fiquei imaginando que, quando se tem vontade política, as coisas funcionam.

Aí vem alguém e te fala: "Há... mas, eles estão ali pra isso mesmo. Não estão fazendo mais que suas obrigações."

É verdade. E estão sendo pagos por isso. Todo serviço público não é de graça. É pago, com dinheiro público. Dinheiro que faz o ciclo dentro da economia do estado e município. Dinheiro de seus impostos. Dinheiro que deveria voltar ao cidadão, proporcional ao imposto cobrado.

Entretanto, sabemos nós, que as coisas públicas nesse país não funcionam exatamente como deveriam. E quando algo funciona e passamos por essa experiência e situação de bem estar, no meu caso, por ser bem atendido em um setor público, nós deparamos com o elemento surpresa. E foi o que me aconteceu. Surpreso fiquei.

O brasileiro está acostumado com a burocracia. E a burocracia se dar conta pela competência e vontade política, ou pela falta delas.

Alguns gestores, fazem das coisas públicas, o privado. Como se: " O que é de todos, a mim pertence." E esse pensamento retrógrado, deixa que as coisa públicas funcione, como deveria sempre funcionar.

Gostaria de ver e ser todos bem atendidos, todas as vezes que precisassemos das instituições públicas. E de ver todos, mesmo que supresos, com a sensação de bem estar, por ter sido bem atendido e voltar pra suas casas satisfeitos.

O respeito às instituições públicas e o respeito ao público estão na vontade política.

Tenho dito.

Nenhum comentário: