23/12/2021

NOVELA RUIM OFUSCA ESPECIAL DO REI

Especial de Roberto Carlos amarga 2ª pior audiência da história

O tradicional Especial Roberto Carlos, exibido pela TV Globo na noite desta quarta-feira (22), amargou o segundo pior ibope da história da atração, lançada em 1974 pela emissora. A edição de 2021 registrou 18,1 pontos de média na Grande São Paulo – praça considerada referência nacional na aferição da audiência.

No entanto, a “culpa” não é do veterano, cujo talento é quase uma unanimidade. O baixo desempenho da atual novela das nove, Um Lugar ao Sol, explica, em parte, a queda da audiência do “rei”. A trama dos diretores Maurício Frias e André Câmara é a novela das nove de menor audiência da Globo.

Para se ter uma ideia, a média do capítulo desta quarta alcançou 22,9 pontos, bem menor do que os 29,6 de média obtidos pela reprise de A Força do Querer, no ano passado – o que, em parte, é explicado pelo isolamento social e, consequentemente, o maior número de televisores ligados.

No ano passado, o especial de fim de ano de Roberto Carlos, que foi a reprise do espetáculo em Jerusalém, também teve mais sucesso, com 18,8 pontos no ibope.

Apesar do desempenho aquém do esperado, o talento de Roberto Carlos manteve praticamente toda a audiência de Um Lugar ao Sol. Exibido das 22h20 às 23h50, a atração foi sintonizada por 34,1% dos televisores ligados na faixa, e a concorrência sequer se aproximou dos números da TV Globo.

A pior audiência da história do especial foi anotada em 2019, quando o programa empacou em 17,5 pontos de média. Na ocasião, a atração foi “atrapalhada” pela novela Amor de Mãe.

Nenhum comentário: