20/12/2021

MANUTENÇÃO DO FORTE DOS REIS MAGOS ESTÁ SENDO FEITA POR DETENTOS DO RN

Detentos do RN fazem trabalho de manutenção no Forte dos Reis Magos

Previsto para abrir no próximo sábado (25), a Fortaleza dos Reis Magos, um dos principais monumentos históricos de Natal e do Rio Grande do Norte recebeu ações de manutenção e retoques nesta segunda-feira (20). A ação foi feita por um grupo de internos da Grande Natal que, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), fez a limpeza, capinagem e a pintura do meio fio no local e nas imediações.

O Secretário da Administração Penitenciária (Seap), Pedro Florêncio, explicou que a pasta firmou convênio com outras secretarias estaduais para que os presos possam realizar trabalhos de limpeza, reforma e manutenção de prédios públicos. "O controle do Sistema Prisional passa fundamentalmente por cumprir os requisitos da Lei de Execuções Penais. Para que haja uma efetiva ressocialização das pessoas privadas de liberdade é necessário que a gente possa capacitá-los profissionalmente e possa oferecer educação. Dessa forma, quando ele sair do sistema aumentam as possibilidades dele não voltar a delinquir”, comentou o secretário.

Por meio de parcerias foi possível consertar 600 carteiras escolares e dezenas de macas hospitalares, além de reformar “Alas Covid” dos hospitais Maria Alice Fernandes, Giselda Trigueiro e João Machado utilizando-se mão de obra de apenados. Também foram realizados serviços na Casa de Apoio Esperança, na Escola Estadual Tiradentes, sede do Grupamento dos Bombeiros Mirins, e na Escola Machadão de Ponta Negra.

O policial penal Dickson Alexson, responsável pela logística, falou que o trabalho é uma ferramenta capaz de auxiliar na transformação do ser humano. “Temos sob a tutela do Estado, pessoas que podem ajudar a sociedade e, fazendo-a se sentir útil, colaborar no processo de ressocialização.”

Nenhum comentário: