23/12/2021

'LIMPEZA': BRASILEIRO VAI PODER ROUBAR 'COISAS INSIGNIFICANTES' - PROJETO NESSE SENTIDO FOI ASSINADO POR BONAVIDES

Deputada do RN assina projeto que quer acabar com prisão para furtos insignificantes

Deputados da oposição apresentaram um projeto na Câmara que altera o Código Penal e prevê o fim da prisão nos casos de furtos de alimentos e também nos casos de produtos de primeira necessidade. O texto foi elaborado em parceria com entidades ligadas aos defensores públicos. De acordo com o colunista de O Globo, Ancelmo Gois, o projeto tem como autores todos os deputados federais do Psol, além da deputada potiguar Natália Bonavides, do PT.

A proposta cria as figuras jurídicas do “furto por necessidade”, definido como “quando a coisa for subtraída pelo agente, em situação de pobreza ou extrema pobreza, para saciar sua fome ou necessidade básica imediata sua ou de sua família” e também insere no código o “furto insignificante”, sem lesão relevante ao patrimônio do ofendido.

Esses são dois tipos de furtos que ganham cada vez mais relatos no noticiário por causa da pandemia, que aumentou o número de pessoas desempregadas e sem dinheiro para o mínimo necessário para sua sobrevivência.

O projeto defende que se o juiz entender que não seja caso de absolvição que, então, troque a prisão nesses casos por pena alternativa como prestação de serviço à comunidade ou aplique somente uma multa.

Esse tipo de delito corresponde hoje a 12% das razões das pessoas estarem presas. São cerca de 62 mil pessoas presas por furtos tentados ou consumados.

Com informações de O Globo e Metrópoles

Nenhum comentário: