23/12/2021

JUSTIÇA DETERMINA FIM DA GREVE DA EDUCAÇÃO DE NATAL

Justiça determina fim da greve com retorno integral dos servidores da educação de Natal

O desembargador Amaury Moura Sobrinho determinou o fim da greve dos professores da rede municipal de Natal. O magistrado prevê multa diária de R$ 10 mil ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN) em caso de descumprimento, limitada ao total de R$ 50 mil, a príncipio. A decisão foi proferida no plantão noturno dessa quarta-feira (22). A ação judicial foi impetrada pela prefeitura.

Na decisão de colocar fim a greve, o desembargador citou a citou as limitações já impostas aos estudantes pela pandemia da covid-19 e que a manutenção da greve acarretaria dano irreparável à educação. Para ele, o calendário letivo de 2021, previsto para término em 26 de janeiro do ano que vem, seria colocado em xeque.

Os servidores da educação municipal de Natal estão em greve desde o dia 10 de dezembro. Os trabalhadores reivindicam atualização do piso em 12,84%, relativo ao ano de 2020. A prefeitura do Natal propôs reajustes de 6,42%, inicialmente, e de 7%, que não tiveram acordo com a categoria.

Sindicato

O coordenador do Sinte-RN, Bruno Vital, afirmou à reportagem da TRIBUNA DO NORTE que tomou conhecimento da decisão através de mensagens em grupos nas redes sociais. Ele disse que vai discutir a decisão com a assessoria jurídica do sindicato para saber como vão proceder.

"É um sentimento de certa apreensão, não é tão surpreendente porque a gente já esperava que o município fosse proceder dessa maneira, nós tínhamos essa expectativa. Mas vamos seguir fazendo a defesa do direito, buscando as vias que nos garantam isso, porque a nossa reivindicação está pautada na legalidade e na lei", adiantou Bruno Vital.

Nenhum comentário: