28/12/2021

CRUZEIRO: NAVIO MSC SPLÊNDIDA, QUE PASSOU EM BÚZIOS, REGISTRA 19 CASOS DE COVID

Com maioria dos passageiros sem máscara, Navio MSC Splêndida, que passou por Búzios, registra 19 casos de Covid

Casos de Covid-19 foram confirmados em 19 passageiros e tripulantes do navio de cruzeiros MSC Splêndida, que atracou neste domingo (26) no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O químico Gilberto Selestrim, de 56 anos, um dos passageiros contaminados, afirmou que não foram seguidos alguns protocolos de prevenção à doença na embarcação.

Selestrim conta que mora em Fortaleza, e que comprou a viagem em fevereiro. No total, o cruzeiro teve sete noites, e passou pelas cidades de Porto Belo, Camboriú, Búzios, Ilhabela e Santos. “Todas as testagens que eu tinha feito tinham dado negativo, então, certamente o contágio deve ter sido a bordo, ou em uma das paradas. Os protocolos de isolamento social não foram seguidos dentro do navio”, afirma.

De acordo com ele, a maioria das pessoas não usava máscara, e os elevadores da embarcação ficavam lotados. Além disso, o desembarque dele e da família deveria ter sido pela manhã de domingo, mas ocorreu apenas no fim do dia.

“E aí, nós fomos mantidos a bordo do navio até às 20h, que é a hora de partida do navio, sem explicações, dizendo apenas que a Anvisa não liberou a partida, o desembarque, mas não vimos movimentação nenhuma da Anvisa ali. Ficou muito claro que não queriam liberar a gente durante o embarque para que a gente não procurasse alguma autoridade e relatasse o caso, e colocasse em risco a partida do cruzeiro”, diz o químico.

Em nota, a Anvisa informou que a embarcação transportava 2.549 cruzeiristas, além de 1.251 tripulantes, tendo apresentado, durante viagem, 19 casos positivos de Covid-19, sendo 15 entre passageiros e quatro em tripulantes. Todos os casos positivos e passageiros foram desembarcados neste domingo.

A agência reguladora afirma que, após o desembarque, os casos positivos e seus contactantes passam a ter seu isolamento monitorado pelo sistema de vigilância em saúde local (rede Cievs).

Ainda segundo a Anvisa, os quatro tripulantes positivados permanecem em isolamento em um hotel. Após o desembarque de todos os ocupantes, o navio passou por protocolos de desinfecção e foi autorizado a seguir viagem para Santa Catarina, ainda no domingo.

Nenhum comentário: