05/12/2021

CEARÁ-MIRIM: SECRETARIA DE DEFESA AVALIA PRIMEIROS MESES DA PATRULHA 'MARIA DA PENHA'

Secretaria Municipal de Defesa Social, participa de reunião de avaliação dos primeiros meses de atuação da Patrulha Maria da Penha com a rede de proteção.

Na tarde da última terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio de seus representantes, participaram de uma reunião com a rede de proteção articulada, para avaliação dos primeiros meses da implantação da Patrulha Maria da Penha no Município. Com o objetivo de avaliar o desempenho, a análise preliminar dos participantes é de extrema positividade.

Para o secretário Municipal de Defesa Social, Carlos Paiva, "O programa de Estado que ora se implantou no município, a partir de um compromisso assumido pelo Prefeito Júlio César, tem se traduzido na diminuição dos índices de reincidência de violência doméstica, nas medidas que foram determinadas o acompanhamento".

Em sua declaração a GM Albenir Arruda que coordena o programa, colocou que, "É uma satisfação, saber a grande contribuição que está se dando as mulheres vítimas de violência doméstica, a coordenadora, acrescenta ainda que situações, como a de acusados que insistiam em dar continuidade ao ciclo de violência, tem adotado outro comportamento, desde que começamos a Patrulha e isso indica que estamos no caminho certo, na proteção de nossas mulheres".

A reunião serviu ainda de avaliação de procedimentos, onde se chegou a conclusão que o cada caso tem sua particularidade e que as ações, embora possam caminhar para a vertente penal, a lei indica o caminho da conscientização e do caminho cível, pois envolve vários fatores como a família principalmente.

"Evidentemente que o espírito da lei, não afasta a responsabilidade penal do acusado e depois da implantação da Patrulha aqui em Ceará-Mirim, vemos o encorajamento das denúncias, mas também a diminuição das reincidências", colocou o Juiz titular da 2ª Vara cível, Dr. Cleudson de Araújo Vale.

Participaram ainda da reunião a Promotora da 2ª Promotoria Justiça, Dra. Adriana Lira, além do Dr. Caio Medeiros representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo CREAS, o Comandante e Subcomandante da Guarda Municipal, Edilson Sobral e Rildo Braz, além da Subcoordenadora da Patrulha, GM Sandra Maria.

Outro assunto colocado também foi a conscientização que está sendo feita, coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, das Minorias e Igualdade Racial, que tem a frente a vereadora Malu Coutinho, ao qual tem tido apoio incondicional de toda a rede de proteção, a exemplo da blitz que aconteceu no último dia 25 de Novembro, dia mundial da conscientização contra a violência doméstica.

Hoje a Patrulha Maria da Penha faz 60 acompanhamentos após a triagem, embora exista mais de 200 medidas protetivas expedidas pelo juízo da 2ª vara. No período foram feitas duas prisões, dois acompanhamentos em apoio aos CREAS e uma escolta à casa abrigo. A Patrulha foi um compromisso do Prefeito Júlio César e vem sendo cumprido a risca juntos aos órgãos parceiros.

#defesasocial
#semdes
#gmcearámirim
#patrulhamariadapenha

Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim - PM CM
Secretaria Municipal de Defesa Social - SEMDES

Nenhum comentário: