28/12/2021

CEARÁ-MIRIM - DEZ ANOS SEM O MONSENHOR RUI MIRANDA

"Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé." (2Tm 4,7)

Neste 26 de dezembro, a cidade de Ceará-Mirim e toda a comunidade católica fez memória aos 10 anos de vida eterna do Monsenhor Rui Miranda.

Em todas as celebrações do dia, na paróquia, uma intenção especial em sufrágio de sua alma lembrou a importância deste grande sacerdote.

Monsenhor Rui foi pároco na cidade entre 4 de fevereiro de 1956 e 5 de janeiro de 2010, quando se tornou emérito.

Nestes quase 54 anos de paroquiato - o mais longo da história da paróquia e um dos maiores da Arquidiocese de Natal - o sacerdote foi incansável em seu ministério.

Além da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, administrou várias paróquias vizinhas em períodos diversos; na educação, foi diretor do Ginásio Industrial (hoje, Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco), do Instituto Imaculada Conceição e do Colégio Agrícola. Assumiu a administração do Abrigo São Vicente de Paulo, com a criação do Centro Social Leci Câmara. Ajudou na fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do FUNRURAL.

Fez grandes reformas na então Matriz de Nossa Senhora da Conceição, ainda na década de 1950. Grande defensor da fé católica e devoto da Virgem da Conceição, ensinou gerações a amar e venerar a grande Mãe de Deus.

Depois de longos períodos de internação hospitalar, nos deixou nas últimas horas do dia 26 de dezembro de 2011, comovendo toda uma cidade, que o acompanhou em seu último percurso até seu lar definitivo, sua amada Matriz.

Por todo o bem que nos fez, nossa eterna gratidão ao Monsenhor Rui Miranda.

Fonte: Santuário de N. S. da Conceição (página do Facebook)

Nenhum comentário: