07/12/2021

BOICOTE DIPLOMÁTICO À OLIMPÍADA DE INVERNO EM PEQUIM É ANUNCIADO PELOS EUA

EUA anunciam boicote diplomático à Olimpíada de Inverno em Pequim

Os Estados Unidos não vão enviar autoridades do governo aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim. A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, anunciou o boicote diplomático à Olimpíada nesta segunda-feira, 6.

“O governo Biden não enviará nenhuma representação diplomática ou oficial aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022, diante do genocídio e dos crimes contra a humanidade em Xinjiang e outras violações dos direitos humanos”, declarou Jen sobre o boicote diplomático à Olimpíada.

A Casa Branca alega que “uma representação diplomática ou oficial dos EUA trataria esses Jogos como se fossem normais”. “Diante dos graves abusos e atrocidades dos direitos humanos da China em Xinjiang, nós simplesmente não podemos fazer isso”, argumentou.

Contudo, a decisão que vinha sendo incentivada por alguns membros do Congresso do país durante meses não afeta o comparecimento de atletas norte-americanos. Desse modo, os competidores da delegação norte-americana não estão impedidos de participar.

“Os atletas do Team USA têm nosso total apoio”, garantiu. “Estaremos 100% com eles, enquanto torcemos a partir de casa”, afirmou.

Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, disse que seu país fará “contramedidas” ao boicote diplomático à Olimpíada. Ele disse que aqueles que pedem a medida deveriam parar, “para não afetar o diálogo e a cooperação entre a China e os Estados Unidos em áreas importantes”.

Nenhum comentário: