05/11/2021

STF DÁ DEZ DIAS PARA BOLSONARO EXPLICAR 'AGRESSÕES' A JORNALISTAS

Bolsonaro tem 10 dias para explicar “agressões” a jornalistas

Por decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), Jair Bolsonaro terá um prazo de 10 dias para prestar informações sobre agressões que teriam sido sofridas por jornalistas na Itália, durante a cobertura da viagem do presidente ao país. A decisão foi em resposta a um pedido apresentado pelo partido Rede Sustentabilidade.

As agressões teriam ocorrido no domingo (31), último dia da cúpula do G20. Na ocasião, Bolsonaro saiu da embaixada brasileira acompanhado de seguranças quando passou pelos jornalistas, que fizeram perguntas.

Um jornalista da TV Globo relatou que um segurança italiano do presidente teria dado um soco em sua barriga e o imobilizado. Além disso, outro jornalista presente teria filmado o comportamento desses seguranças italianos, mas acabou tendo o aparelho jogado no chão. Já uma repórter do jornal Folha de S.Paulo contou que foi empurrada pelos seguranças ao tentar fazer perguntas a Bolsonaro.

Depois do episódio, a Rede acionou o Supremo Tribunal Federal, e a ação acabou sendo relatada por Toffoli.

Em sua decisão, o ministro afirmou que a “relevância da questão debatida na presente arguição enseja a aplicação analógica do rito abreviado do art. 12 da Lei nº 9.868/99, a fim de que a decisão seja tomada em caráter definitivo. Solicitem-se informações à parte requerida, no prazo de 10 (dez) dias. Após, abra-se vista, sucessivamente, no prazo de 5 (cinco) dias, ao advogado-geral da União e ao procurador-geral da República”.

Nenhum comentário: