27/11/2021

PREÇO DO PETRÓLEO CAI EM 13% APÓS ANÚNCIO DE NOVA VARIANTE DA COVID

Após nova variante ser anunciada, preço do petróleo cai em 13%

Após o surgimento na África do Sul de uma nova variante do coronavírus — conhecida Omicron —, o preço do petróleo nos Estados Unidos caiu 13% para US$ 78,15, segundo o Wall Street Journal.

Essa baixa no preço da commoditie ocorre em um momento em que os Estados Unidos e a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) travavam uma queda de braço sobre o possível aumento da produção em meio à crise energética global.

Com a retomada econômica proporcionada pela vacinação, o mercado tentou dar vazão a uma demanda reprimida por produtos.

Mas, a produção energética de carvão, petróleo e gás não foi suficiente para atender a demanda. Por isso, os preços da energia subiram e pressionaram a inflação em diversos países.

Para baixar o preço da gasolina nos Estados Unidos, o governo Joe Biden pediu à Opep para aumentar exponencialmente a produção petroleira.

Mas, a organização decidiu elevar a produção apenas de forma gradual, com medo de uma nova onda da pandemia de Covid-19.

O fechamento de fronteiras e as práticas de lockdown derrubaram o petróleo para preços negativos no auge da pandemia e a produção foi reduzida.

Mas, nesta semana, para tentar derrubar os preços, o governo Biden anunciou a liberação de 50 milhões de barris de petróleo de suas reservas estratégicas.

Nenhum comentário: