04/11/2021

FUTEBOL POTIGUAR: DIA 9 DE JANEIRO COMEÇA O ESTADUAL

Estadual começa dia 9 de janeiro

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) promoveu a primeira assembleia com os clubes da primeira divisão para tratar do Campeonato Potiguar de 2022. Uma das primeiras definições foi com relação a data de início, marcada para o dia 9 de janeiro. Com isso os clubes terão um pouco mais de sessenta dias para trabalhar e definir suas equipes, o que foi considerado pelo presidente José Vanildo, como prazo bastante razoável.

A equipe técnica da FNF chegou a essa data para evitar que os participantes das competições que costumam correr de forma simultânea ao Estadual: casos da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, não atrapalhem muito o calendário de jogos dos representantes potiguares. O Globo é o único garantido nas duas copas, já o ABC definirá sua participação na competição regional no próximo dia 9 de novembro.

Uma das propostas para inclusão no regulamento do trata justamente da questão dessa participação. A Federação de Futebol está sugerindo que “Qualquer filiado que conquistar vaga em Campeonato nacionais, em todas as categorias (Copo do Brasil, Campeonato Brasileiro das séries A a D. Assim como na Copa do Nordeste, conceda e autorize o repasse de 10% (dez por cento) do valor bruto recebido, a qualquer título, em favor desta entidade, para fins de promoção e manutenção esportiva”.

No caso, essa verba extra serviria para amenizar os gastos da entidade com a organização do Campeonato Estadual. Devido a retração do mercado, segundo José Vanildo, está complicado até para manter o contrato do a fornecedora de bolas e redes para realização das partidas.

“A situação está difícil porque a FNF ajuda todos os clubes que disputam o Estadual. Nós pagamos a taxa de arbitragem de forma antecipada e acabamos nos responsabilizando por algumas outras despesas também. Não sei se teremos condições de manter isso. Os gastos para os testes de Covid-19, só na temporada passada, nós gastamos R$ 100 mil, esse ano não teremos essa mesma condição. ABC e Globo autorizam esse repasse de 10% se quiserem, não são obrigados, mas os clubes irão receber menos auxílio no Estadual”, afirmou José Vanildo.

Uma proposta que à princípio causou resistência por parte da FNF, a solicitação de incluir um jogo semifinal nos turnos, realizada pelo presidente do Potiguar de Mossoró, Djalma Júnior, foi bem recebida pelos representantes dos clubes e vai para debate no próximo encontro, quando será definido o regulamento da competição.

“Achei a proposta de incluir uma semifinal nos turnos boas, isso vai evitar que após duas derrotas, os clubes baixem o interesse no turno, porque de oito vão passar quatro clubes para semifinal. Teoricamente mais clubes vão chegar na rodada final com chances de classificação. Será apenas mais um jogo em cada turno, não deve interferir muito nas questões de datas. Assim também irá afastar aquelas suspeitas de combinação de resultados em jogos de clubes que não possuem mais chances de chegar na final”, explicou Lupércio Segundo, o representante do Santa Cruz.

TN

Nenhum comentário: