12/10/2021

AOS 101 ANOS MORRE O BISPO MAIS IDOSO DO BRASIL

Bispo mais idoso do Brasil morre aos 101 anos em Juiz de Fora

Dom Antônio Affonso de Miranda estava internado após passar por uma cirurgia para a reconstrução do fêmur fraturado depois de uma queda.

Morreu em Minas Gerais, na manhã desta segunda-feira (11/10), Dom Antônio Affonso de Miranda, bispo emérito de Taubaté, cidade do interior de São Paulo. Aos 101 anos de idade, ele era o bispo mais idoso do Brasil e estava internado em um hospital de Juiz de Fora, na Zona da Mata.

A informação foi dada pela diocese de Taubaté, em nota oficial. “Rezemos por Dom Antônio, agradecendo a Deus por sua vida e dedicação à Igreja, especialmente à nossa Diocese.” O sepultamento será nesta terça-feira (12/10), no município de Mercês, também na Zona da Mata.

De acordo com a assessoria do bispo, Dom Antônio viveu de forma saudável e lúcida até os 100 anos de idade. Porém, em novembro do ano passado, ele sofreu uma queda, foi socorrido e internado no Hospital Albert Sabin, em Juiz de Fora, onde passou por uma cirurgia para reconstrução do fêmur fraturado.

Dom Antônio teve uma rápida recuperação, recebeu alta e voltou para casa, em Mercês. Mas, depois de 10 dias, ele se sentiu mal e foi internado novamente. Como seu estado de saúde inspirava cuidados, o bispo foi internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Desde então, o estado de saúde piorou.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nota para manifestar seu pesar pela morte de Dom Antônio.

“Agradecemos a Deus a contribuição que o bispo deu à Igreja no Brasil, à congregação Sacramentinos de Nossa Senhora, especialmente às dioceses de Lorena e Taubaté, ambas em São Paulo, e à Comunidade Canção Nova, servindo-lhes como um farol a apontar caminhos e horizontes pastorais”, diz um trecho.

A CNBB ainda lembra a contribuição do bispo para a Igreja.

“Respeitado pregador, grande administrador e incentivador das pastorais e movimentos leigos, dom Antônio também é reconhecido como um intelectual renomado, admirado pelo episcopado brasileiro. Escritor refinado, produziu mais de 40 livros sobre vários assuntos, que incluem Teologia, Mariologia, Catequese, Formação Moral, Pastoral e até um de poemas.”

terrabrasilnoticias

Nenhum comentário: