21/09/2021

PARABÉNS A TODOS OS RADIALISTAS DO BRASIL - 21/09

Hoje, 21 de setembro, é o Dia do Radialista

07 de novembro, 21 de setembro, 25 de setembro, não importa. Todos os dias são dias do rádio e dias dos radialistas. Companheiros nas 24 horas do dia, os 7 dias da semana, 365 dias do ano, os profissionais que atuam nesse meio formam um verdadeiro "exército".

Não são apenas locutores, talvez estes por colocarem na "vitrine" do rádio a sua voz são os mais conhecidos. Radialistas são muitos: os técnicos que com todo o cuidado e "ouvido afinado" editam, tratam e operam o som; jornalistas e repórteres na apuração das notícias; redatores e comentaristas que dão o tom ao radiojornalismo; vendedores, roteiristas de intervalo comercial que cuidam e valorizam muito os anunciantes; programadores que sempre estão atualizados no mundo da música; também radialistas que atuam em departamentos considerados burocráticos como o faturamento, os recursos humanos, a cobrança, a direção, a manutenção e limpeza, a recepção, o atendimento ao telefone, ao público e ao ouvinte ... enfim, um exército mesmo.

Durante muito tempo o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão, e o Dia do Radialista foram comemorados juntamente, em 21 de setembro. Nos anos 80, quando da realização do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, os proprietários de Emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado o dia da radiodifusão.

Para o dia do rádio foi escolhido 25 de Setembro, pois nesse dia nasceu Roquette-Pinto, fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Assim passou-se a comemorar o dia do radialista em 21 de setembro e em 25 do mesmo mês o dia do rádio, ou da radiodifusão.

Mais recentemente, em decreto assinado pelo Presidente Lula, foi instituído no calendário de efemérides nacionais o dia do radialista a ser comemorado em 7 de novembro, data de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso, mas a maioria continuou a comemorar em 21 de setembro.

No dia de hoje um abraço especial a todos os radialistas que atuam na Rádio FM 106 Independência do Vale, Ceará-Mirim-RN e também extensivo aos demais companheiros que atuam na profissão, àqueles que já atuaram e para quem sonha em um dia ser radialista.

Nenhum comentário: