09/09/2021

'CONHECEIS A MENTIRA, E A MENTIRA VOS APRISIONARÁ' - DIZ BARROSO EM SESSÃO VIRTUAL DO TSE

Barroso: ‘Conhecereis a mentira, e a mentira vos aprisionará’

O ministro Luís Roberto Barroso abriu, nesta quinta-feira (9), a sessão virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do qual é presidente, com um discurso em resposta às manifestações do dia 7 de setembro. Barroso, assim como Alexandre de Moraes, foi um dos alvos da insatisfação dos populares que tomaram as ruas do país no Dia da Independência.

Em duro pronunciamento, Barroso afirmou que é “cansativo” ter que “desmentir falsidades”.

– Já começa a ficar cansativo no Brasil ter que repetidamente desmentir falsidades para que não sejamos dominados pela pós-verdade, pelos fatos alternativos, para que a repetição da mentira não crie a impressão de que ela se tornou verdade. É muito triste o ponto a que chegamos – disse, fazendo referência às afirmações do presidente Jair Bolsonaro.

O ministro também afirmou que o Brasil está sofrendo com a “vergonha” e o “desprezo mundial” devido à gestão Bolsonaro, que, segundo ele, não tem “compostura”.

– Insulto não é argumento. Ofensa não é coragem. A incivilidade é uma derrota do espírito. A falta de compostura nos envergonha perante o mundo. A marca Brasil sofre neste momento. Triste dizer isso, [há] uma desvalorização global. Não é só o real que está desvalorizando. Somos vítima de chacota e de desprezo mundial – comentou o presidente do TSE.

Barroso ainda “adaptou” o texto bíblico em João 8:32, usado por Bolsonaro em seu governo, para acusar o presidente da República de mentir a seus apoiadores.

– E conhecereis a mentira, e a mentira vos aprisionará – disse o ministro.

Nenhum comentário: