11/07/2021

PELA PRIMEIRA VEZ DESDE A CIRURGIA, O PAPA APARECE EM PÚBLICO PELA PRIMEIRA VEZ NA VARANDA DO HOSPITAL

Papa Francisco aparece em público pela primeira vez desde a cirurgia e celebra missa da varanda do hospital

O Papa Francisco apareceu em público neste domingo pela primeira vez desde que foi submetido a uma cirurgia intestinal há uma semana. Ele saiu em uma varanda do Hospital Gemelli, em Roma, no qual está internado, para conduzir sua oração semanal diante de centenas de pessoas.

— Estou feliz por poder manter o encontro dominical do Angelus, também aqui da policlínica Gemelli. Agradeço a todos: senti sua proximidade e o apoio de suas orações. Obrigado de todo o coração — disse Francisco aos fiés.

O Papa de 84 anos ficou na varanda de sua suíte no 10º andar do hospital por cerca de 10 minutos, parecendo em boas condições gerais. Ele leu um texto preparado, mas também adicionou muitos comentários improvisados.

Francisco parecia estar um pouco sem fôlego às vezes. Ele teve parte de um de seus pulmões removido quando era jovem, na Argentina. Centenas de pessoas reunidas no espaço aberto em frente ao hospital gritaram “Viva il Papa!” (Viva o Papa) e médicos e pacientes, incluindo várias crianças, ficaram em outras varandas para assistir.

O Papa afirmou que durante o período hospitalizado foi possível perceber “a importância de um bom atendimento, acessível a todos, como o que existe na Itália e em outros países”.

— Quero expressar meu apreço e meu encorajamento aos médicos e a todos os profissionais de saúde e funcionários deste hospital e de outros hospitais. Eles trabalham tanto! — continuou Francisco, cumprimentando também três crianças doentes.

Ele pediu que os fiéis rezassem por todos os enfermos. No Twitter, Francisco reforça: “Rezemos por todos os doentes para que ninguém fique só. Cada um possa receber a unção da escuta, da proximidade e do cuidado. Todos podemos oferecê-la com uma visita, um telefonema, uma mão estendida”.

O Papa está se recuperando após uma cirurgia no intestino grosso, realizada no último domingo. Um boletim divulgado na sexta-feira pelo Vaticano indicou que a alta de Francisco poderia não ocorrer dentro do prazo de uma semana inicialmente previsto, ao informar que ele não estava bem o suficiente para voltar para a Cidade do Vaticano a tempo da tradicional bênção de domingo ao meio-dia, conhecida como Angelus.

O Globo

Nenhum comentário: