19/07/2021

PARNAMIRIM: OPERAÇÃO DÍZIMO - VEREADORES PRESOS REASSUMEM MANDATOS

Em Parnamirim, vereadores presos em operação reassumem mandatos

Os vereadores por Parnamirim Professor Ítalo (PSD) e Rhalessa de Clênio (PTB) reassumiram seus cargos nesta segunda-feira (19). Os parlamentares foram afastados no dia 18 de junho após a Operação Dízimo ser deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

A operação apura crimes de falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato e associação criminosa em Parnamirim. O retorno aos mandatos dos vereadores foi determinado hoje (19) pelo presidente da Câmara, vereador Wolney França (PSC), em ato publicado no Diário Oficial do Município.

Os vereadores Ítalo e Rhalessa foram presos no dia 18 de junho e liberados no dia seguinte, após serem beneficiados com um habeas corpus, mas precisaram ficar afastados dos mandatos por um mês.

Operação

Ao todo, a operação Dízimo cumpriu 5 mandados de prisão temporária e outros 10, de busca e apreensão em Parnamirim. Para o MP Eleitoral, o ex-vereador Alex Sandro, na condição de presidente de fato da Associação Proamfa, juntamente com vereadores Ítalo de Brito Siqueira e Rhalessa Cledylane Freire dos Santos, atuavam diretamente na busca de fontes de recursos para entidade, convencendo vereadores a destinarem emendas parlamentares à Associação, a fim de transferir os valores das subvenções sociais e efetuar ajudas de custo, com finalidade de desviar os recursos públicos para finalidade eleitoral.

A atuação do grupo já havia sido alvo de uma outra operação do MP Eleitoral. Dos cinco presos nesta sexta, três já haviam sido denunciados por crimes eleitorais e associação criminosa: Alex Sandro da Conceição Nunes da Silva, conhecido por Pastor Alex; Sandoval Gonçalves de Melo, conhecido com Pastor Sandoval; e Danilo Rodrigues Peixoto de Vasconcelos, também denominado de Pastor Danilo.

Nenhum comentário: