08/07/2021

NATAL: SAIBA QUEM É O JOVEM DE 20 ANOS QUE ASSUMIU VAGA NA CÂMARA MUNICIPAL

Quem é Pedro Gorki, o jovem de 20 anos que vai assumiu vaga na Câmara Municipal de Natal

Intitulado como de origem popular, Pedro Gorki é o mais novo vereador de Natal. O jovem de 20 anos vai assumiu uma cadeira na Câmara Municipal após a ida da vereadora Júlia Arruda (PCdoB), colega de partido, para a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh). Nas eleições de 2020, ele obteve 1.250 votos. 

Em contato com a reportagem do Agora RN através da assessoria de comunicação, o novo vereador já se posicionou favorável à Comissão na Câmara que vai investigar a compra sem licitação e o suposto superfaturamento de ventiladores pulmonares por parte da gestão municipal, desencadeada na última semana por causa da Operação Rebotalho da CGU, PF e MPF. “Serei pedra no sapato de qualquer um que faça mau uso do dinheiro público. Assinarei a CEI que investigará os contratos da Prefeitura”, pontuou. 

Pedro Gorki nasceu em Natal e cresceu no bairro da Cidade da Esperança, na Zona Oeste. O jovem é estudante e faz da luta pelo bem comum uma sina desde pequeno, quando começou a atuar no movimento estudantil aos 12 anos de idade. Militante desde muito cedo, é filho de pais advogados e ativistas sociais. Seus laços familiares maternos e paternos possuem uma histórica relação com a esquerda progressista potiguar. 

Além de estudante de pedagogia da UFRN, Pedro Gorki é pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), coordenador do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire, presidente da União da Juventude Socialista de Natal (UJS-Natal) e dirigente nacional UJS. 

Começou sua militância social no Movimento Estudantil em 2012, quando estudava em um colégio católico de Natal e lutava por um grêmio estudantil. Depois das famosas jornadas de junho de 2013, intensificou sua militância em favor das bandeiras do passe livre para os estudantes e contra o aumento das passagens no transporte público. 

Desde então, foi diretor de grêmios estudantis, liderou as ocupações de escolas no Rio Grande do Norte, foi presidente da União Metropolitana de Estudantes Secundaristas – UMES e também da União Brasileira de Estudantes Secundaristas – UBES, onde liderou em 2019 uma série de movimentos estudantis que confrontaram a política educacional do Governo Bolsonaro e do Ministério da Educação – MEC. 

”Nossa luta será para que busquemos transformar uma Natal na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade para nosso povo. Iremos buscar um amplo debate com os mais variados setores e iniciativas que vislumbrem a defesa da educação, a luta pelo amplo acesso às políticas públicas para a juventude, mulheres, negritude, comunidade LGBTQIA+, entre outras minorias, além de articular ações que estimulem e criem trabalho, emprego e renda para os natalenses.”, explicou Pedro Gorki. 

O movimento, conhecido como “Tsunami da Educação”, levou milhões de estudantes às ruas de todo o Brasil para protestar contra os cortes do governo na educação fazendo com que o MEC voltasse atrás na redução dos investimentos na área. 

Ao lado de grandes influenciadores como a atriz e cantora Larissa Manoela e do jogador do Flamengo Vinicius Junior, Pedro Gorki foi também destaque nacional na revista Veja. Com o título “20 brasileiros de 20 anos que têm tudo para se destacar na próxima década”, a publicação trouxe em suas páginas a história de 20 jovens brasileiros com potencial para se tornarem grandes personalidades nos próximos 10 anos. 

Agora como vereador da cidade de Natal, Pedro tem a tarefa árdua de honrar os votos que conquistou junto aos companheiros e companheiras da chapa montada pelo PCdoB, buscando trazer para o Poder Legislativo da capital, debates e iniciativas que vislumbrem três características centrais dos mandatos exercidos pelo seu partido: Uma produção legislativa voltada para os interesses da maioria da população; a fiscalização do Poder Executivo, acompanhando a correta aplicação dos recursos e a participação popular com controle social, quando a sociedade é convidada a construir um mandato coletivo e colaborativo.

Agora RN

Nenhum comentário: