05/07/2021

NA VÉSPERA DE RETORNO AS AULAS SINTE-RN VOTA INDICATIVO DE GREVE

SINTE-RN vota indicativo de greve na véspera do retorno das aulas em Natal

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) marcou uma assembleia virtual para esta terça-feira (6) para debater um indicativo de greve e o retorno das aulas presenciais, que em Natal, está previsto para a quarta-feira (7). A categoria também deve discutir a atualização de 12,84% do Piso Salarial 2020 e Carga Suplementar. A categoria havia reivindicado anteriormente como condição para o retorno as aulas presenciais a vacinação dos profissionais de educação, atualmente a imunização na capital já cobre os profissionais do ensino superior.

Todos os estados e municípios do País devem pagar aos educadores no mínimo o piso nacional do magistério. Esse piso foi reajustado em 12,84% no ano passado, pelo Ministério da Educação. Mesmo sem aplicar o reajuste, Natal já paga acima do valor mínimo – o que dispensaria o repasse do aumento. Porém, uma lei municipal determina que a prefeitura deve aumentar os salários dos educadores todos os anos na mesma alíquota do reajuste do piso nacional, para manter a valorização dos profissionais da educação.Por causa disso, mesmo com o pagamento acima do piso nacional, o aumento é reivindicado pelos educadores desde antes da suspensão das aulas presenciais, em março do ano passado.

O Calendário Escolar do Ano Letivo de 2021 foi publicado na edição do último dia 25 no Diário Oficial do Município de Natal. O documento em formato de portaria trata de todas as etapas do ano letivo que vai vigorar nas 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal. O ano letivo de 2021 começa no dia 7 de julho de 2021 e se estenderá 26 de janeiro de 2022.

De acordo com a publicação, o ano letivo de 2021 terá o formato híbrido e contará com 600 horas presenciais e 200 não presenciais. A Educação Infantil foi dividida em trimestres, cada um com 50 dias, já o Ensino Fundamental dividido em quatro bimestres, sendo dois bimestres com 38 dias e dois bimestres com 37 dias. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá o ano letivo dividido em dois bimestres, com 75 dias cada. Além disso, os alunos da rede terão 14 sábados letivos.

Um comentário:

Unknown disse...

No dia 17 de março de 2020 , um dia assustador, onde estávamos entrando em um ciclo de uma pandemia, que não sabíamos o que era, como deveria agir, totalmente perdidos no tempo e no espaço. Além disso, os professores corriam atrás de uma atualização, diga- se de passagem, de direito, o piso salarial. O prefeito na época, lançou uma proposta, que no momento não foi aceita, pois esperávamos negociar. Enquanto isso a pandemia s3xalastrava, pessoas morrendo, famílias desesperadas, pânico geral, os médicos atordoados... É claro, os PROFESSORES também passavam uma angústia tremenda. Não é para menos. Pensavamosxem tudo,na situação dos nossos alunos, das suas famílias e da educação. Essa por sinal levou um baque grande e só não foi maior, porque os professores, independentemente da prefeitura de Natal, se organizaram com seus gestores para que pudéssemos definir como deveríamos agir frente à necessidade da nossa comunidade escolar. Arregassamos as mangas, planejamos, organizamos aulas on line, atividades impressas,reuniões com os pais e levamos na medida do possível o que foi possível e além. Não deixamos a peteca cair, com todas as dificuldades que passamos. Muito tempo depois a prefeituras distribuiu algumas cestas básicas, poucas, vale salientar, colocou um totem na escola com uma torneira, uma pia de plástico e um tubo de álcool gel e disse que deveríamos voltar. Logo os pais se revoltaram, os professores e fomos a luta, até decidirem voltar, com vacinas EPIS é estrutura das escolas. Até aí esqueceram esqueceram da atualização do piso ou melhor falaram que não iam pagar porque não tinham condições , bla bla bla.. mas nós estávamos lá, trabalhando. Muito mais do que se estivéssemos em sala de aula. Agora, as coisas estão começando a melhorar. Professores tomando a 0rimeira vacina. Melhorar???? NÃO!! QUEREM QUE VOLTEMOS SEM A SEGUNDA DOSE, NADA DE EPIS,NEM RECURSOS HUMANOS, MUITO MENOS A ATUALIZAÇÃO DO PISO. SEM FALAR NA CARGA SUPLEMENTAR QUE ELE NAO PAGOU DESDE MARÇO. ENTÃO, PERGUNTO : COMO RESOLVER ISSO??? NÃO PODEMOS NOS HIMILHAR, NEM BAIXAR A CABEÇA DIANTE DE TANTA INDIFERENÇA DESSE GOVEENO QUE ESTÁ AI. OK???