25/07/2021

INDÍCIOS DE FRAUDE ELEITORAL EM URNAS NÃO É ENCONTRADA PELA PF

PF não encontra indícios de fraude eleitoral em urnas eletrônicas

A Polícia Federal (PF) não encontrou indícios de fraude nas urnas eletrônicas desde a criação do método de votação, em 1996. Nesses 25 anos, uma corporação abrir apenas uma investigação relacionada ao tema. O caso, no entanto, é uma tentativa de estelionato, e não tem ligação com fraudes na urna. 

Os dados sobre as apurações policiais foram publicados pelo jornal O Estado de São Paulo neste sábado 24. Em junho deste ano, o comando da PF solicitou à superintendência do órgão, nos Estados Unidos, que listou todas as denúncias de fraude recebidas ou apuradas desde 1996. 

O pedido foi feito por meio da Corregedoria da corporação. No entanto, apenas uma tentativa de estelionato foi identificada. O caso teria ocorrido em Vila Velha (ES), quando um criminoso conseguiu ganhar dinheiro de um candidato a prefeito prometendo vender votos. 

O Estadão solicitou à PF, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), as respostas pelas 27 superintendências regionais à Corregedoria no pedido de investigação realizada pelo comando da corporação. 

O órgão negativo o pedido, mas fontes internas informaram que apenas a investigação sobre tentativa de estelionato está em andamento. 

A segurança da urna eletrônica vem sido questionada fortemente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que defende o modelo de impressão do voto . Reportagem do Metrópoles, publicada neste sábado, mostra que o mandatário falou publicamente em fraude eleitoral ao menos 90 vezes desde maio .

Nenhum comentário: