12/07/2021

EUA: O 'ESQUERDISTA' JOE BIDEN DIZ QUE 'PROTESTOS EM CUBA SÃO UM APELO À LIBERDADE'

Joe Biden diz que protestos em Cuba são “um apelo à liberdade”

Nesta segunda-feira (12), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou seu apoio ao povo cubano em meio aos protestos que surgiram no país; protestos descritos por Biden como “um pedido de liberdade” do povo, no “bravo” exercício dos “direitos fundamentais”.

– O povo cubano está exercendo, com bravura, os direitos fundamentais e universais – disse Biden, em nota divulgada pela Casa Branca.

O mandatário americano destacou seu apoio ao povo cubano “em seu apelo à liberdade”, após “décadas de repressão e sofrimento econômico” impostos pelo “regime autoritário de Cuba”.

Biden também pediu respeito “pelo direito ao protesto pacífico e direito a determinar seu próprio futuro” do povo cubano.

– Os Estados Unidos apelam ao regime cubano para que escute seu povo e sirva suas necessidades neste momento-chave, em vez de enriquecer a si próprio – concluiu.

Milhares de cubanos saíram às ruas neste domingo (11), em várias cidades do país, para protestar contra o governo gritando “liberdade!”, em um dia sem precedentes que resultou em centenas de confrontos e prisões após o presidente Miguel Díaz-Canel ordenar a presença de seus apoiadores nas ruas para confrontar os manifestantes.

EFE

Nenhum comentário: