13/07/2021

'CRISE VIVIDA EM CUBA É CULPA DOS ESTADOS UNIDOS' - DIZ LULA DA SILVA

Lula afirma que crise vivida em Cuba é culpa dos Estados Unidos

Em uma série de tuítes publicados na manhã desta terça-feira (13), o ex-presidente Lula culpou os Estados Unidos pela crise que motivou os protestos que tomaram as ruas de Cuba no último final de semana. De acordo com o petista, os norte-americanos seriam os responsáveis pelo que chamou de “entrave que impede o desenvolvimento cubano”.

– Se Cuba não tivesse um bloqueio, poderia ser uma Holanda. Tem um povo intelectualmente preparado, altamente educado. Mas Cuba não conseguiu nem comprar respiradores por causa de um bloqueio desumano dos EUA – escreveu Lula.

Lula ainda questionou por que as manifestações em Cuba vêm recebendo atenção. Na opinião do ex-presidente brasileiro, o que houve no país foi apenas “uma passeata” e, inclusive, o presidente do país, Miguel Díaz-Canel, estava presente.

– Já cansei de ver faixa contra Lula, contra Dilma, contra o Trump… As pessoas se manifestam. Mas você não viu nenhum soldado em Cuba com o joelho em cima do pescoço de um negro, matando ele… Os problemas de Cuba serão resolvidos pelos cubanos – disse Lula, fazendo referência ao caso George Floyd.

O ex-presidente brasileiro fez um apelo para que os americanos parem com o que ele chamou de “rancor”. De acordo com o petista, o bloqueio é uma forma de “matar seres humanos que não estão em guerra”. Lula ainda declarou que o presidente norte-americano, Joe Biden, deveria usar o atual momento para anunciar que acabará com o bloqueio.

– Do que os EUA têm medo? Eu sei o que é um país tentando interferir no outro – finalizou.

Nenhum comentário: