18/07/2021

A VERDADE SOBRE CUBA

'Discurso de esquerda manipuladora'

Culpar o embargo americano pelo fracasso de Cuba é discurso da esquerda manipuladora para tentar encobrir o regime totalitário admirado por Lula e os festivos da classe média alta.

Pela primeira vez na história, manifestantes saem às ruas em dezenas de cidades de Cuba para pedir o fim da ditadura comunista.

Apesar da repressão brutal e da total ineficiência do estado, políticos de esquerda da América Latina declararam apoio ao regime. Lula, por exemplo, repetiu nesta semana a ladainha de que, se não fosse o embargo americano, Cuba seria “uma Holanda”.

O embargo, como mostra a reportagem da Crusoé, nunca impediu Cuba de importar alimentos e remédios dos EUA. A medida também não proíbe a ilha de fazer comércio com o resto do mundo. A questão central é entender por que todos os negócios com outros países até agora não melhoraram a qualidade de vida dos cubanos.

“Culpar o embargo pelos problemas de Cuba não faz sentido. A ilha poderia importar muita coisa dos Estados Unidos. Só não o faz mais porque não tem dinheiro ou porque ninguém quer emprestar mais”, diz o economista cubano Carlos Seiglie, da Universidade Rutgers.

O Antagonista

Nenhum comentário: