03/06/2021

RN: DIA ESTADUAL DO FORRÓ É ESTABELECIDO PELA LEI 'ELINO JULIÃO'

Lei Elino Julião estabelece dia estadual do Forró

Apesar de mais um ano sem festejos juninos, uma justa homenagem: a governadora Fátima Bezerra sancionou no último dia 1º de junho a Lei Elino Julião, que fez do 13 de novembro o Dia Estadual do Forró. A iniciativa celebra a importância do cantor e compositor forrozeiro nascido em Timbaúba dos Batistas em 13 de novembro de 1936. Ao longo de sua carreira, Elino se tornou referência de música e cultura popular nordestina, colocando o Rio Grande do Norte no mapa do forró.

O autor do projeto, deputado Francisco do PT, celebrou o fato de a proposta apresentada à Assembleia ter sido aprovada por unanimidade. “Como seridoense, fiquei muito feliz de participar deste momento. É um reconhecimento à trajetória e à contribuição que ele deu para a cultura do RN e do país”, ressaltou. O presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, listou Elino como um dos cinco pilares da música nordestina, ao lado de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Sivuca e João do Vale.

A viúva Maria Veneranda e o filho Araken Julião acompanharam a solenidade de forma virtual. "Gostaria de elogiar a iniciativa do deputado Francisco, o apoio da Assembleia e também agradecer a generosidade, o reconhecimento, o carinho que a governadora Fátima Bezerra tem pela cultura do estado. O esforço de vocês em colocar esse dia na nossa memória, no calendário oficial, é um marco inesquecível", agradeceu Araken.

A governadora Fátima Bezerra disse que, além da amizade e o carinho que tinha pelo cantor, é fã da obra de Elino. "Elino é da mesma escola dos grandes mestres do forró - Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês. O que a obra dele tem de mais bonito é a irreverência, o humor. Ao mesmo tempo, traz o lado generoso e toca muito forte o coração de todos nós”, declarou.

Elino Julião foi nascido e criado num sítio no interior do Seridó. Seu pai tocava cavaquinho, acordeão e harpa. Em 1950, aos 14 anos, foi para Natal, onde se apresentou como cantor na Rádio Poti, e também no animado Forró da Coréia, onde hoje está o Arena das Dunas – e que inspirou um dos seus maiores sucessos. Lançou o primeiro disco em 1968, o “Tô na Praça”. Entre seus hits estão “Filho de goiamum”, “O rabo do jumento” e “Na sombra do juazeiro”. Elino faleceu em 2006.

TN

Nenhum comentário: