27/06/2021

ELEIÇÕES NO PERU CONTINUAM SEM VENCEDOR OFICIAL

Apoiadores de Pedro Castillo e Keiko Fujimori vão às ruas; eleições no Peru continuam sem vencedor oficial

Milhares de apoiadores dos rivais Pedro Castillo e Keiko Fujimori saíram às ruas neste sábado (26), em mais um dia de espera pela proclamação oficial do resultado das eleições presidenciais do Peru, em uma indefinição que já dura 20 dias.

A votação de 6 de junho terminou com uma margem muito apertada e dianteira do socialista Pedro Castillo, mas a candidata da direita, Keiko Fujimori, questiona a validade de um lote de votos.

Apoiadores de Castillo marcharam no centro de Lima, perto da sede do tribunal eleitoral. 

Os manifestantes levantaram cartazes pedindo a proclamação da vitória do candidato de esquerda, que terminou a apuração com 44 mil votos à frente. Alguns acusavam Keiko — filha do ex-ditador Alberto Fujimori — de tentar tramar um golpe de estado.


Perto dali, milhares de apoiadores de Keiko Fujimori levavam bandeiras e montaram um palco onde a candidata discursaria. Militantes direitistas acusavam Castillo de fraudar votos e levantaram cartazes de "não ao comunismo" — o candidato de esquerda já declarou que não é comunista.

Nenhuma irregularidade foi provada até agora, e observadores internacionais, incluindo os Estados Unidos, disseram que as eleições ocorreram de maneira limpa como um "modelo de democracia".

Imbróglio continua

O processo eleitoral peruano ficou ainda mais tenso nesta semana depois que um dos quatro juízes do tribunal que revisa o lote de votos questionado por Keiko renunciou ao cargo. Isso foi visto como uma manobra de um magistrado mais alinhado à direitista para atrasar a proclamação do resultado.

Neste sábado, o tribunal deu posse a um novo juiz. O presidente do Júri Nacional Eleitoral, Jorge Salas, criticou as tentativas de obstrução. "A Justiça Eleitoral não pode ser paralisada nem bloqueada, muito menos nesta fase do processo", disse.

"Essas artes obstrutivas não prosperarão", advertiu Salas.

A revisão das cédulas eleitorais questionadas continuará a partir de segunda-feira. Só depois da revisão completa o resultado oficial será proclamado.

G1

Nenhum comentário: