26/06/2021

DEVOLUÇÃO DOS BILHÕES RECUPERADOS DOS CORRUPTOS PREOCUPA COORDENADOR DA LAVA JATO

Coordenador da Lava Jato diz que teme devolução dos bilhões recuperados de corruptos

Em entrevista à Jovem Pan, o coordenador interino do Núcleo Lava Jato do Gaeco no Paraná, Roberson Pozzobon, disse que teme que as mudanças resultem na devolução dos mais de R$ 6 bilhões que foram recuperados pelos cofres públicos através dos acordos de leniência celebrados pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Lava Jato.

“Eu não duvido [que os R$ 6 bilhões tenham que ser devolvidos]. A gente corre no Brasil um ciclo de quatro instâncias para cumprir uma pena, o que é absurdo. Quando você está chegando ao fim do processo, depois de passar uma condenação e ela ser confirmada em três jurisdições, ela é anulada. Isso surpreende muito”, ponderou.

“Se forem devolvidos, os corruptos não precisariam nem pagar os impostos na transmissão de valores dos paraísos fiscais para o Brasil. Isso seria absolutamente absurdo e sem fundamento. A corrupção aconteceu, está provada em centenas de processos para cada um que queira ler, com muitas provas. No caso específico da corrupção na Petrobras, a gente conseguiu comprovar documentalmente, em vários casos, a corrupção. Devolver esse dinheiro seria algo sem precedentes. Mas no Brasil, infelizmente, tem ocorrido coisas absolutamente sem precedentes”, criticou Pozzobon.

Nenhum comentário: