30/06/2021

APRESENTADO A CÂMARA 'SUPERPEDIDO' DE IMPEACHMENT DE BOLSONARO

'Superpedido' de impeachment de Bolsonaro é apresentado à Câmara

Foi protocolado na Câmara dos Deputados, na tarde desta quarta-feira, 30, o "superpedido" de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Diversos partidos políticos, parlamentares e entidades da sociedade civil assinam o documento o qual unifica outros 123 pedidos de impeachment já apresentados à Casa. O documento conta com 46 signatários e, entre seus argumentos, destaca-se o crime de prevaricação no caso da suspeita de corrupção no contrato de compra da vacina indiana Covaxin, revelado pelo jornal Folha de S.Paulo. O texto foi elaborado por um grupo de juristas e atribui ao chefe do Executivo 23 crimes de responsabilidade.

Posteriormente, foi marcado, às 16h, uma entrevista coletiva no Salão Negro. Às 17h, haverá um ato público em frente ao Congresso.

Participaram da ocasião Gleisi Hoffmann (presidente nacional do PT e deputada pelo Paraná), Kim Kataguiri (DEM-SP, representando também o MBL - Movimento Brasil Livre), Alessandro Molon (PSB-RJ), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Benedita da Silva (PT-RJ), Joice Hasselmann (PSL-SP).

“Faremos um ato conjunto com todos os partidos, organizações, lideranças e entidades que fizeram os pedidos de impeachment para a unificação de todos eles em um "superpedido" de impeachment”, disse o líder do PT, deputado Bohn Gass (PT-RS).

Na última terça-feira, 29, líderes de partidos de oposição voltaram a defender o afastamento do presidente Bolsonaro, desta vez por causa da denúncia do deputado Luis Miranda (DEM-DF) e do seu irmão Luis Ricardo na CPI da Covid do Senado.

Aliados defenderam o governo. “Eu posso afirmar que ele [Bolsonaro] jamais se envolveria em negociata, principalmente de compra de remédio, de vacinas”, disse o deputado Neucimar Fraga (PSD-ES).

Já o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) disse que as falhas na vacinação são de responsabilidade dos governadores.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário: