07/06/2021

APÓS 19 DIAS SALLES ENTREGA CELULAR A PF

Ricardo Salles entrega celular à PF após 19 dias

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse nesta segunda-feira (7) que entregou seu celular para a Polícia Federal. Salles é investigado no âmbito da operação Akuanduba, e o Supremo Tribunal Federal (STF) havia determinado a quebra de sigilo telefônico no dia 19 de maio.

Ao entregar o celular, Salles disse, por meio de seus advogados, que está “à inteira disposição para prestar esclarecimentos sobre os fatos em análise”.

Salles foi alvo de busca e apreensão e teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados no âmbito da Operação Akuanduba, aberta no último dia 19 para investigar supostos crimes contra a administração pública – corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando – envolvendo agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

Ao pedir ao ministro Alexandre de Moraes para que fosse deflagrada a fase ostensiva das investigações, a PF apontou ‘fortes indícios’ de envolvimento do ministro na facilitação ao contrabando de madeira, incluindo operações financeiras ‘suspeitas’ envolvendo o escritório de advocacia dele em São Paulo. Ele nega irregularidades.

O ministro do STF autorizou o cumprimento das diligências solicitadas pelos investigadores e determinou que só depois da realização das mesmas fosse ‘dada ciência’ do caso à Procuradoria-Geral da República.

A situação causou mal-estar com o órgão e desde então a cúpula do MPF tenta tirar Alexandre da investigação e transferi-la para as mãos da colega Cármen Lúcia, que já é relatora de uma ação conexa: a denúncia do delegado Alexandre Saraiva, ex-chefe da Polícia Federal no Amazonas, de que Salles obstruiu a maior investigação ambiental em favor de quadrilhas de madeireiros. O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, pediu a abertura de inquérito para investigar o caso.

jornaldebrasilia

Nenhum comentário: