30/05/2021

PGR RECEBE PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO DO CIDADANIA CONTRA PAZUELLO E BOLSONARO POR 'CRIMES NA PANDEMIA'

Cidadania pede à PGR que investigue Bolsonaro e Pazuello por crimes na pandemia

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, acaba de apresentar à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedido para que Jair Bolsonaro e Eduardo Pazuello sejam investigados por possíveis crimes cometidos em meio à pandemia da Covid.

Na representação à qual O Antagonista teve acesso em primeira mão, Freire afirma ser “plausível cogitar-se” as práticas do crime de prevaricação e de atos de improbidade administrativa.

Ao relatar a omissão na compra de vacinas em 2020 pelo governo federal, ele diz no documento (leia aqui a íntegra):

“Trata-se de uma questão gravíssima, tendo em vista as terríveis consequências humanitárias do quadro catastrófico vivido pela população brasileira, aproximando-se de 460 mil vidas perdidas.”

Freire cita a CPI da Covid, em andamento no Senado há um mês, e avalia que “dia após dia vão se tornando mais evidentes as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da grave crise sanitária que se abateu sobre nós”.

“Do que já foi apurado, não há como escapar da inexorável responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro e do ex-ministro Eduardo Pazuello pelo caos que se instalou e pela morte de milhares de brasileiros”, acrescenta o ex-deputado federal.

No pedido, Freire defende que os fatos “merecem ser investigados desde logo, com a maior brevidade possível, pelo Ministério Público Federal”.

O presidente partidário comentou com este site:

“Sabemos da dificuldade que tem o senhor Augusto Aras [procurador-geral da República] para cumprir com suas atribuições, mas o momento é crucial, pois o depoimento de Dimas Covas [diretor do Instituto Butantan, ontem] foi contundente e documentado, demonstrando a desídia criminosa da dupla Bolsonaro e Pazuello na questão da vacina Coronavac.”

O Antagonista

Nenhum comentário: