05/05/2021

PASTORA DEPUTADA VAI A JURI POPULAR PELA MORTE DO MARIDO

Justiça manda Flordelis a juri popular pela morte do marido

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu, nesta 3ª feira (4.mai.2021), mandar a júri popular a deputada Flordelis (PSD-RJ) e outras 9 pessoas pela morte do pastor Anderson do Carmo. A decisão é da juíza Nearis Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói.

O julgamento em júri popular é feito por 7 jurados –um conjunto de cidadãos, que podem ou não ter formação em direito. Só crimes contra a vida dolosos (quando há intenção) vão a júri popular no Brasil.

Flordelis é acusada de arquitetar o assassinato de Anderson, marido da deputada, morto a tiros em junho de 2019, em Niterói. Foi denunciada pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) por 4 crimes consumados e 1 tentado. São eles: homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), tentativa de homicídio duplamente qualificado, associação criminosa, uso de documento falso e falsidade ideológica. A juíza aceitou a denúncia do MP em agosto de 2020.

Por ter imunidade parlamentar, Flordelis não foi presa. Usou tornozeleira eletrônica.

Além de Flordelis, os outros acusados que vão a júri popular são filhos naturais e adotivos. São eles: Marzy Teixeira da Silva, Simone dos Santos Rodrigues, André Luiz de Oliveira, Carlos Ubiraci Francisco da Silva, Rayane dos Santos Oliveira, Flávio dos Santos Rodrigues, Adriano dos Santos Rodrigues, Andrea Santos Maia e Marcos Siqueira Costa.

Pela falta de indícios e provas, o réu Lucas Cezar dos Santos de Souza, acusado pelo crime de associação criminosa, não será julgado.

A juíza decidiu manter a prisão de todos os acusados. “Ademais, o fim da instrução probatória de primeira fase e demais notícias trazidas aos autos no curso daquela evidenciam ainda mais a necessidade de acautelamento dos réus, em prol não somente da ordem pública, mas para garantia da instrução criminal a se renovar em futuro Plenário de Julgamento, e, ainda, em prol da eventual aplicação da lei penal; não se mostrando suficiente a pretendida conversão em prisão domiciliar, ou mesmo a transferência para presídio diverso”, afirmou.

Anderson do Carmo foi morto em 16 de junho de 2019 dentro da casa em que morava com a mulher e parte dos 55 filhos do casal –a maioria, adotados.

PODER360

Nenhum comentário: