17/05/2021

CONFUSÃO, XINGAMENTOS E POSSÍVEL AGRESSÃO CONSTAM NA SÚMULA DE POTIGUAR X ABC

Súmula de Potiguar x ABC tem confusão, xingamentos e possível agressão


A súmula de Potiguar x ABC foi publicada pela Federação Norte-rio-grandense de Fuetbol no fim da tarde desta segunda-feira, quase 24 horas depois do jogo. O árbitro Leonilson Fernandes Trigueiro Filho relatou a confusão ocorrida ao final da partida, apontou que foi xingado e ameaçado por dirigentes do Alvinegro, e, em anexo, falou da tentativa de agressão do preparador de goleiros do ABC, Francisco de Assis "Pombo" ao fotógrafo do Potiguar, Léo Moura. Leonilson não destacou o possível caso de racismo, também envolvendo Pombo, que teria chamado o supervisor de futebol do Potiguar, Sandro Moreira, de "macaco", mas disponibilizou links para matérias que trataram sobre a injúria racial.

Na súmula, o árbitro citou o "princípio de tumulto ocasionado pela invasão das duas comissões técnicas, bem como jogadores suplentes e substituídos. Este incidente fora iniciado após a comemoração provocativa por parte da equipe do Potiguar", que venceu o jogo por 1 a 0. Leonilson destaca que "não foram visualizadas agressões físicas das equipes por parte dos membros da arbitragem".

Leonilson também apontou que três dirigentes do ABC "invadiram o campo de jogo, tendo acesso pelo portão que fica à frente a tribuna de honra, e tentaram se dirigir aos árbitros, porém foram contidos pelo policiamento". O árbitro contou que o trio, "em tom de ameaça", o chamou de "vagabundo" e safado", além de palavrões.

Em anexo, Leonilson destacou que "a equipe de arbitragem tomou conhecimento através de veículos de imprensa" que Pombo, preparador de goleiros do ABC, "se desentendeu com um membro da imprensa presente no estádio, tentando inclusive pegar a câmera fotográfica do mesmo" - no caso, era o fotógrafo do Potiguar, Léo Moura. O árbitro escreveu que "tal fato não foi percebido pois ainda havia um princípio de tumulto dentro do campo de jogo envolvendo os jogadores e comissões técnicas das duas equipes". Sobre esta confusão, ele compartilhou links de matérias de sites que trataram sobre o possível caso de injúria racial, embora não tenha citado diretamente.

G1

Nenhum comentário: