17/05/2021

AGORA É MODA: MÉDICA QUE TER O DIREITO DE FICAR 'MUDA' EM DEPOIMENTO NA CPI DA COVID

Mayra Pinheiro, conhecida como 'Capitã Cloroquina', recorre ao STF para ficar em silêncio na CPI da Covid

Os advogados que representam a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, a médica Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã cloroquina”, apresentaram um pedido de habeas corpus preventivo ao Supremo Tribunal Federal em função do seu testemunho à CPI da Covid.

Pedem no HC o mesmo que foi concedido ao ex-ministro Eduardo Pazuello: direito ao silêncio para se auto-incriminar e a garantia da presença de seus advogados na sessão. Não há relator indicado até o momento.

"Esse temor se mostra justificado, em decorrência da crescente agressividade com que têm sido tratados os depoentes que ali comparecem para serem ouvidos. A falta de urbanidade no tratamento dispensado às testemunhas, proibindo-as, inclusive, do exercício da prerrogativa contra a auto-incriminação", diz a petição.

Como se sabe, Mayra tem testemunho agendado para quinta-feira, dia 20 de maio. Com ela será tratado, em especial, a questão da crise de Saúde no Amazonas e a suposta pressão feita pelo Ministério da Saúde para que o governo local utilizasse remédios virais sem comprovação verificada contra a Covid-19.

Os advogados de Mayra ainda solicitam o direito de participação na CPI, com a possibilidade de levantar questões de ordem junto ao presidente da Comissão.

O Globo

Nenhum comentário: