01/05/2021

220 MIL DOSES DA VACINA DE OXFORD CHEGA AO BRASIL NESTE SÁBADO (01/05)

Brasil vai receber 220 mil doses da vacina de Oxford neste sábado (01/05)

O consórcio internacional Covax Facility fará chegar ao Brasil neste sábado (1.º) uma remessa de 220 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, informou nesta sexta-feira (30) o Ministério da Saúde.

A remessa é a primeira parte de um total de quatro milhões de doses do imunizante que devem aterrissar no Brasil por meio do consórcio entre sábado e domingo (2).

O Covax Facility é um consórcio internacional, articulado a partir da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a compra e distribuição de vacinas. No total, o Brasil espera receber 42 milhões de doses de vacinas via Covax Facility em 2021.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o Brasil terá um recorde de 17 milhões de doses de diferentes vacinas em apenas seis dias, considerando as vindas de outras milhões de doses da vacina AstraZeneca desde quarta-feira (28); um milhão de doses da Pfizer, que chegaram ao Brasil na quinta-feira (29); as que virão por meio do Covax Facility no final de semana e as 420 mil doses da Coronavac entregues nesta sexta-feira pelo Instituto Butantan.

“Até o momento, distribuímos mais de 60 milhões de doses de vacinas. Em abril chegamos a aplicar 1,7 milhão de vacinas em um dia. Mas podemos ainda mais, temos capacidade de aplicar 2,4 milhões por dia”, afirmou Queiroga em coletiva de imprensa nesta sexta-feira.

Segundo o Painel da Vacina, apurado pela CNN, o Brasil já aplicou mais de 46 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19, sendo o 5º país que mais vacinou no mundo em números absolutos.

Em números relativos, considerando as doses aplicadas a cada 100 habitantes, o Brasil está 57º lugar no ranking global e em 9º lugar entre os países que integram o G20.

(Com informações de Anna Gabriela Costa e Beatriz Gurgel)

CNN BRASIL

Nenhum comentário: