08/04/2021

'TEM QUE TOCAR IMPEACHMENT' - DIZ MARCO AURÉLIO A CÂMARA

Marco Aurélio diz que Câmara “tem que tocar” impeachment

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que a Câmara dos Deputados “tem que tocar” os pedidos de impeachment protocolados contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. De acordo com ele, apenas se as denúncias forem consideradas improcedentes é que as medidas devem ser arquivadas.

– Observada a organicidade, tem de tocar as denúncias apresentadas. A não ser que elas sejam manifestamente improcedentes, aí se arquiva. Que o plenário decida, que os representantes do povo brasileiro — os deputados federais — decidam, recebendo ou não a denúncia contra o presidente da República. E que haja, posteriormente, o julgamento no Senado – afirmou.

A declaração foi dada por ele durante uma entrevista para a jornalista Rachel Sheherazade, do site Metrópoles. Na conversa, apesar de defender que as medidas sejam analisadas, o ministro do STF avaliou que o afastamento de Bolsonaro do Palácio do Planalto poderia gerar danos ao país, e que a repercussão internacional de um impeachment seria “péssima”.

– Não avançamos culturalmente quando retiramos do poder um presidente da República, a repercussão internacional é péssima. Agora, evidentemente, há de se submeter o pedido ao colegiado, é a organicidade do nosso direito. Mas o presidente foi eleito com 47 milhões [na realidade, foram 57 milhões] de votos. Foi uma opção – completou.

pleno.news

Nenhum comentário: