17/04/2021

SEGUNDO DOCUMENTOS OFICIAIS A CIA TENTOU MATAR O CUBANO RAÚL CASTRO EM 1960

CIA tentou matar Raúl Castro em 1960, segundo documentos oficiais publicados nos EUA

A primeira tentativa da CIA de assassinar Raúl Castro remonta a 1960, quando um agente ofereceu ao piloto que levava o irmão caçula de Fidel a Praga US$ 10 mil para "orquestrar um acidente", segundo documentos publicados nesta sexta-feira pelo Arquivo de Segurança Nacional, com sede em Washington.

O piloto cubano José Raúl Martínez foi informado sobre a missão por seu contato com a CIA em Cuba, William J. Murray, em uma viagem de carro ao aeroporto. Na conversa, eles discutiram as "possibilidades limitadas de que o incidente passasse por um acidente" e as dúvidas sobre a capacidade técnica do agente de incorrer em um acidente "sem pôr em risco as vidas de todas as pessoas a bordo".

O piloto, que já trabalhava para a CIA, "buscou se assegurar de que, no caso de sua própria morte, seus dois filhos receberiam educação universitária", com o que Murray concordou, segundo um despacho citado pelo Arquivo de Segurança Nacional.

Outro documento publicado indica que, depois de iniciada a viagem, o escritório de Washington em Havana recebeu ordens de abandonar a missão, mas não tiveram como contatar o piloto. Em seu retorno, porém, Martínez informou a Murray "que não teve a oportunidade de arranjar um acidente como haviam discutido".

A publicação desses documentos coincide com a despedida de Raúl Castro da vida política em Cuba. Nesta sexta-feira, em Havana, ele anunciou a aposentadoria do cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista.

A "trama do acidente" foi descrita em um relatório do comitê do Senado que em 1976 abordou supostas conspirações para assassinar líderes estrangeiros, após uma investigação sobre as operações encobertas da CIA, impulsada pelo senador Frank Church. Mas o Arquivo de Segurança Nacional destacou que, na ocasião, foram omitidos detalhes-chave como que o assassino era um piloto ou que o "acidente" envolvia a aviação civil.

A trama precede vários planos para assassinar o irmão de Raúl, o longevo líder Fidel Castro, e a fracassada invasão da Baía dos Porcos — financiada pela CIA — em 16 de abril de 1961.

Para o historiador do Arquivo de Segurança Nacional, Peter Kornbluh, "estes documentos são uma recordação de um passado obscuro e sinistro das operações dos Estados Unidos contra a Revolução Cubana".

— Em um momento em que a era Castro chega oficialmente a um fim, as autoridades dos Estados Unidos têm a oportunidade de deixar para trás esta carga histórica e se comprometer com um futuro de uma Cuba pós-Castro — disse à AFP.

O Globo

Nenhum comentário: