19/04/2021

'REDUZIR VOTALIDADE' - DIZ SILVA E LUNA AO ASSUMIR PETROBRAS NESTA SEGUNDA-FEIRA (19)

Silva e Luna toma posse na Petrobras e fala em buscar "reduzir volatilidade" nos preços

O novo presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, garantiu que a companhia vai buscar reduzir a volatilidade dos preços sem desrespeitar a paridade internacional e conciliar os interesses de consumidores e acionistas. O executivo da petroleira tomou posse nesta segunda-feira junto com a diretora executiva.

Além de respeitar a paridade de preços internacionais, o presidente da Petrobras também disse que perseguirá a redução da dívida da companhia, além de realizar investimentos em pesquisa e desenvolvimento. “O desafio é garantir o maior retorno ao capital empregado, sustentado em ativos de óleo e gás de classe mundial em águas profundas e ultraprofundas. Queremos fazer tudo isso conciliando interesses de consumidores e acionistas”, afirmou.

Na bolsa, as ações da estatal tiveram uma alta mais acentuada a partir das 11h20, justamente no início do discurso do novo presidente. Tanto os papéis ordinários como os preferenciais da estatal dispararam mais de 4%. Além dos comentários de Silva e Luna, o dia também é marcado pelo vencimento de opções sobre ações, o que acarreta em mais volatilidade ao mercado.

Em seu discurso de posse, Silva e Luna também disse que “quem chega deve chegar ouvindo mais e falando menos” e que “confiança é o somatório de uma longa coerência de atitudes”. Também presente no evento, o presidente do conselho de administração da Petrobras, Eduardo Bacellar, afirmou, em seu discurso, que a indicação da nova diretoria reforça compromisso da empresa com a meritocracia. O general da reserva e os novos diretores, escolhidos entre os quadros técnicos da companhia, foram eleitos pelo conselho de administração da estatal, em reunião, na sexta-feira.

Para a diretoria, foram eleitos quatro membros dos quadros internos: Cláudio Mastella (logística e comercialização), Fernando Borges (exploração e produção), João Henrique Rittershaussen (desenvolvimento da produção) e Rodrigo Araújo (financeiro). O quinto “prata da casa” é Rodrigo Costa Lima e Silva (refino e gás), que assumiu em janeiro e foi reconduzido.

Eles se juntarão, na diretoria, aos nomes que vieram de fora da estatal durante a gestão de Castello Branco: Roberto Ardenghy (relacionamento institucional e sustentabilidade) e Nicolás Simone (transformação digital e inovação), que foram reconduzidos. Além deles, comporá a diretoria, a partir de maio, Salvador Dahan (governança e conformidade), egresso da Nissan.

Compliance

A governança corporativa da Petrobras e as regras de compliance impedem riscos de aventuras e emprestam segurança aos acionistas, disse Silva e Luna.

Ainda segundo o executivo, uma “boa comunicação antecipatória no que for possível” deve ser central. Essa comunicação, continuou, deve ser baseada em informações consistentes e em dados e fatos.

“Credibilidade não é fruto de percepção momentânea, é somatório de longa coerência de atitudes. Numa mudança há sempre expressivo estoque de especulações e extrativas. É natural, particularmente nesses tempos de tantos conflitos de narrativas”, disse. “Seus desafios serão fazer a Petrobras cada vez mais forte, trabalhando com visão de futuro, ssegurança e meio ambiente”', acrescentou.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o governo está motivado a trabalhar para que o país possa contar com uma Petrobras cada vez mais forte.

“A Petrobras vem cumprindo compromissos com o Cade que são fundamentais para a abertura do mercado de gás. Continuaremos a promover melhorias para o setor de óleo e gás em conjunto com com a Petrobras”, afirmou, ao participar do evento.

As ações da Petrobras ganham força nesta manhã, enquanto o novo presidente da companhia, Joaquim Silva e Luna, discursa ao assumir o cargo. Entre as declarações, o executivo disse que a estatal vai buscar reduzir a volatilidade sem desrespeitar a paridade internacional dos preços de combustíveis (Colaborou Lucas Hirata, de São Paulo).

valor.globo.com

Nenhum comentário: